Aos 80 anos, atriz de "A Doce Vida" e "Guerra e Paz", Anita Ekberg pede dinheiro para sobreviver


  • AFP PHOTO / TIZIANA FABI

    A atriz sueca Anita Ekberg participa da première da versão remasterizada de "La Dolce Vita" no Festival de Cinema de Roma (30/10/2010)

    A atriz sueca Anita Ekberg participa da première da versão remasterizada de "La Dolce Vita" no Festival de Cinema de Roma (30/10/2010)

ROMA - A atriz sueca Anita Ekberg, ícone do cinema e que em setembro completou 80 anos, empobreceu a ponto de ter que pedir ajuda financeira à fundação do célebre cineasta italiano Federico Fellini, informou nesta sexta-feira o jornal La Stampa, da cidade de Turim.

  • Arquivo

    Anita em cena de "La Dolce Vita"

"Não é elegante dizê-lo, mas a senhora Ekberg sofre de uma verdadeira falta de liquidez", disse ao jornal Massimo Morais, um administrador nomeado pela Justiça e que pediu em nome da atriz os subsídios de emergência da Fundação Fellini.

"A fundação ainda não respondeu, mas eu conto com a solidariedade dos benfeitores, que queiram ajudar, mesmo modestamente, uma grande atriz que merece", disse.

A atriz marcou a história do cinema com uma lendária sequência no filme "A Doce Vida" (dirigido por Fellini em 1960) rodado junto à Fontana de Trevi e na qual Ekberg atua junto a Marcello Mastroianni. Ekberg agora vive em um asilo perto de Roma.

Limitada a uma cadeira de rodas desde que quebrou o fêmur em uma queda, Ekberg teve que deixar sua casa depois de um incêndio provocado por ladrões. Além de alguns vizinhos e dos serviços sociais, a diva recebe poucas visitas e passa o tempo escrevendo suas memórias.

Ao celebrar seus 80 anos, em setembro, a atriz admitiu em uma entrevista que se sentia "um pouco sozinha". "Os dias são infinitamente longos", disse ao jornal Il Corriere della Sera.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos