Cineasta chinês Zhang Yimou se desculpa por ter mais de um filho

  • Etienne Oliveau/Getty Images for IWC

    Zhang Yimou no evento "For the Love of Cinema", no Festival Internacional de Cinema de Pequim

    Zhang Yimou no evento "For the Love of Cinema", no Festival Internacional de Cinema de Pequim

O famoso cineasta chinês Zhang Yimou reconheceu ter tido três filhos com sua atual mulher e pediu desculpas por meio de sua produtora de cinema, admitindo implicitamente não ter respeitado a política do filho único.

O diretor de "Lanternas Vermelhas" e o "Clã das Adagas Voadoras" teve dois filhos e uma filha com sua atual esposa, indicou a Yimou, produtora do cineasta, em uma rede de microblogs.

Além dos três filhos, ele já tinha tido um com sua ex-esposa, violando as normas de planejamento familiar chinesas.

Zhang, de 62 anos e famoso por seus filmes proibidos, é uma das principais figuras culturais da China e promotor do regime. Já participou de grandes cerimônias de Estado, como o 60º aniversário da China comunista em 2009 e a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

"Zhang deseja apresentar suas sinceras desculpas ao público sobre o impacto negativo deste assunto", indica o texto de sua companhia.

A imprensa chinesa acusou em maio o cineasta, ausente da vida pública nas últimas semanas, de ter tido pelo menos sete filhos com mulheres diferentes.

"Estas alegações falsas têm afetado seriamente o curso normal da vida familiar de Zhang Yimou", indicou a empresa, que ameaça os autores das declarações com processos judiciais.

Os serviços de planejamento familiar abriram uma investigação sobre o cineasta que, por sua alta renda, poderia ter de pagar uma multa pesada.

Muitos internautas condenam as violações da regra, consideradas privilégios dos ricos.

"Violou a lei e ainda se atreve a reclamar que a vida (de sua família) foi afetada", reagiu um internauta no Weibo, o maior serviço de microblog da China.

Outros internautas chineses citaram algumas circunstâncias atenuantes no caso de Zhang Yimou, denunciando os abortos impostos pelo planeamento familiar chinês e considerando que é hora de abolir esta lei que causa grandes danos às famílias.

Pequim anunciou no mês passado uma mudança significativa em sua política de controle de natalidade, segundo a qual os casais em que apenas um de seus membros é filho único será autorizado a ter dois filhos.

Mas muitos chineses, especialmente os especialistas em economia e demografia, defendem a abolição total da lei ante o envelhecimento da população e o presságio de grandes problemas econômicos e sociais no futuro.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos