Ator britânico Gary Oldman é criticado por defender Mel Gibson

  • Eric Charbonneau/SPE, Inc.

    Gary Oldman foi criticado por defender Mel Gibson

    Gary Oldman foi criticado por defender Mel Gibson

Uma associação de luta contra o antissemitismo criticou nesta terça-feira (24) o ator britânico Gary Oldman por ter defendido em uma entrevista outro ator, Mel Gibson, excluído de Hollywood por comentários contra a comunidade judaica, em 2006.

Gibson insultou há oito anos um policial que o deteve por dirigir embriagado afirmando que os judeus são os responsáveis por todas as guerras que ocorreram ao longo da história.

Xinhua/Chen Xiaowei
Mel Gibson fez comentários antissemitas ao ser detido em em 2006


"Mel Gibson vive em uma cidade mantida por judeus, na qual disse o que não devia e mordeu a mão de quem lhe deu o que comer", afirmou Oldman à revista "Playboy". "Acredito que o politicamente incorreto é uma merda".

A poderosa Liga Anti-difamação dos Estados Unidos (ADL) reagiu dizendo que Oldman "deveria ser mais inteligente no lugar de repetir a antiga retórica antissemita sobre o controle dos judeus em Hollywood".

"A exclusão de Mel Gibson de Hollywood não foi consequência de uma conduta politicamente incorreta, mas sim de seu caráter intolerante e odioso", assinalou Abraham Foxman, diretor da ADL.

Oldman pede desculpas

Segundo informações da agência Associated Press, Gary Oldman respondeu à ADL em uma carta aberta e pediu desculpas por suas declarações.

"Eu estou profundamente arrependido dos comentários que fiz recentemente na entrevista para a 'Playboy' e que ofenderam muitos judeus. Vendo meus comentários impressos, vejo o quanto insensíveis eles podem ser e como eles podem contribuir para a perpetuação de um falso estereótipo", escreveu o ator.

Mel Gibson
Mel Gibson

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos