Morre estilista dominicano Oscar de la Renta, aos 82 anos

De Nova York, nos EUA

  • Miguel Rajmil/EFE

    Oscar de la Renta na pré-estreia do filme "A Pele Que Habito" nos EUA, em 2011

    Oscar de la Renta na pré-estreia do filme "A Pele Que Habito" nos EUA, em 2011

O estilista e designer de moda dominicano Oscar de la Renta morreu aos 82 anos, anunciou nesta segunda-feira (20) a rede de televisão americana ABC News, citando um membro de sua família. De la Renta, um ícone latino-americano da moda mundial, foi diagnosticado com câncer em 2006, recordou a ABC News.

Oscar de la Renta era considerado um dos principais estilistas do mundo, conhecido especialmente por suas criações românticas. Recentemente, criou o vestido de noiva da advogada Amal Alamuddin para seu casamento com o ator George Clooney.

Nascido na República Dominicana em 22 de julho de 1932, Oscar de la Renta ficou conhecido nos anos 1960 vestindo a então primeira-dama dos Estados Unidos, Jacqueline Kennedy.

Mais tarde, ele criaria para outras duas primeiras-damas dos Estados Unidos: Nancy Reagan e Laura Bush.

Também era um dos estilistas preferidos da atriz Sarah Jessica Parker, tanto na vida real quanto na ficção, para sua personagem na série "Sex and The City".

Filho de mãe dominicana e pai porto-riquenho, De la Renta foi para a Espanha aos 18 anos, como aprendiz do pintor Cristóbal Balenciaga, que considerava seu mentor. Posteriormente, trabalhou na Casa Lanvin, em Paris.

Nos últimos meses, o designer procurava alguém para assumir a direção de seu atelier, criado em 1965 em Nova York.

O estilista morreu em sua casa em Connecticut, nos Estados Unidos.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos