De A a Z, saiba mais sobre o nascimento do novo bebê real

Londres (Inglaterra)

Quarta na linha de sucessão ao trono britânico, a filha de Kate Middleton e Príncipe William nasceu neste sábado (2) em Londres. Abaixo, veja curiosidades sobre o nascimento da menina, de A a Z:

- A de ANÚNCIO. A carta anunciando a chegada da criança foi levada com escolta policial do hospital até o Palácio de Buckingham. Depois que a rainha foi informada, o mundo recebeu a notícia com uma proclamação em um cavalete na entrada do palácio e ao anúncio de um cerimonialista na entrada do hospital. Haverá 62 salvas de canhão na Torre de Londres e 41 em Hyde Park. O nascimento também foi anunciado no Twitter e com um comunicado à imprensa.
 
- B de BATISMO: o bebê será batizado seguindo os rituais da Igreja Anglicana e ele vestirá uma réplica do traje usado pela filha primogênita da rainha Victoria em seu batismo, em 1841.
 
- C de CATHERINE: a mãe, a princesa Catherine, duquesa de Cambridge, tem 33 anos e deu à luz ao segundo filho. O primogênito, George, nasceu em 22 de julho de 2013. 
 
- D de DEVER: quando virar adulta, ela terá que cumprir uma série de tarefas, mesmo que não assuma o trono, como servir no exército (não é obrigatório, mas é uma tradição, como fez sua bisavó como enfermeira na Segunda Guerra Mundial).
 
- E de EDUCAÇÃO: Catherine e o pai do bebê, o príncipe William, querem cuidar do bebê e darão um tempo de seus compromissos. Mesmo assim, papai e mamãe contarão com a ajuda de uma babá - a do primogênito, George, é a espanhola María Teresa Turrión.
 
- F de FAMÍLIA: de parte de pai, a menina é bisneta da rainha Elizabeth II e do duque Philip, de Edimburgo, além de neto do príncipe Charles e da falecida princesa Diana. De parte de mãe, seus avós são Michael e Carole Middleton.
 
- G de GEORGE: como a irmã nasceu com 3,7 quilos, não superou os 3,798 quilos de George no momento do parto, que continua sendo a criança da realeza britânica mais pesada em 100 anos.
 
- H de HIPEREMESE GRAVÍDIVA: este é o termo médico pelo qual são conhecidas as náuseas e vômitos que costumam aparecer nos primeiros meses de gestação e que incomodam Catherine nas duas gestações.
 
- I de INTERNET: o nascimento do príncipe George causou sensação nas redes sociais, com mais de 25.000 tuítes por minuto com o hashtag #RoyalBaby. O nascimento da menina virou trending topic a partir do momento em que a mãe entrou no hospital.
 
- J de JORDÃO: a princesa será batizado com água do rio Jordão, que desemboca no Mar Morto e onde, segundo o Novo Testamento, Jesus foi batizado por João Batista.
 
- L de LINHA DE SUCESSÃO: a menina é a quarta na linha de sucessão ao trono, desbancando seu tio, Harry, para o quinto lugar e ficando atrás do seu irmão, George.
 
- M de MOEDA: a fábrica real emitirá uma moeda de 5 libras comemorativa do nascimento e dará de presente um pence especial da sorte, feito em prata, a outros 2.015 bebês nascidos no mesmo dia.
 
- N de NOME: um dos grandes mistérios. De qualquer forma, não terá apenas um, mas vários. Seu irmão, por exemplo, se chama George Alexander Louis. 
 
- O de OBSTETRÍCIA: a equipe médica que acompanhou a gestação e o parto de Catherine é liderada pelo doutor Guy Thorpe-Beeston, ginecologista da Casa Real, assistido por seu antecessor, Alan Farthing.
 
- P de PALÁCIO (DE KENSINGTON): o bebê residirá no palácio londrino onde moram seus pais, o de Kensington, uma mansão do século XVII, situada no bairro de mesmo nome.
 
- Q de QUINQUILHARIA: babadores, xícaras, porcelanas, camisetas... O nascimento do novo bebê real é seguido de uma infinidade de lembrancinhas, cujas vendas podem alcançar 70 milhões de libras, segundo o Centre for Retail Research. O nascimento de seu irmão, George, vendeu 247 milhões de libras entre 1º de julho de 2013 e 31 de agosto.
 
- R de RAINHA: a rainha Elizabeth II tem no bebê seu quinto bisneto e 17º descendente.
 
- S de SAINT MARY'S: Catherine deu novamente à luz no Hospital Saint Mary's, de Londres, um estabelecimento particular no bairro de Paddington, ao custo de 8.200 euros a noite, com 10% de desconto pelo segundo parto.
 
- T de TÍTULO: a menina receberá o tratamento de "Sua Alteza Real a princesa de Cambridge". 
 
- U de UNIVERSAL: centenas de meios de comunicação de todo o mundo se reúnem na porta do hospital para tentar registrar a primeira imagem do recém-nascido.
 
- V de VÍCIO: as apostas são o vício britânico por excelência. Os nomes de menina mais cotados são, nesta ordem, Alice, Elizabeth, Charlotte, Alexandra e Victoria.
 
- W de WESTMINSTER: em 7 de maio serão celebradas eleições-gerais ao Parlamento de Westminster e o nascimento tem um caráter político: aumentará a satisfação do povo e beneficiará os conservadores no poder?
 
- X de XX ou XY: Menino ou menina? Catherine e William decidiram não revelar o sexo do bebê até o nascimento.
 
- Y de YORK: se seu pai, o príncipe William, for rei, a menina será, algum dia, duquesa de York, título que geralmente é concedido ao segundo filho do monarca e que agora está com o príncipe Andrew.
 
- Z de ZAZA: o drink à base de vermute e gim, favorito da rainha, não faltará para celebrar a chegada da bisneta.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos