Esposa de Clooney 'estreia' em Corte Europeia
-
Sandro Weltin/ EFE
28.jan.2015- A advogada Amal Alamuddin Clooney, esposa de George Clooney, chega para a audiência do caso Perinçek contra Suíça, no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH), em Estrasburgo, França
A advogada e esposa do ator George Clooney, Amal, fará a sua primeira aparição na Corte Europeia de Direitos Humanos, sediada em Estrasburgo, França, nesta quarta-feira (28).
A britânica irá representar, junto a outros dois advogados, o governo armênio no caso "Perincek contra Suíça", no qual o político nacionalista turco Dogu Perincek negou em público a existência do Genocídio Armênio, que ocorreu em 1915.
Como na Suíça é proibido negar o massacre, o político foi condenado, em 2007, a pagar uma multa. Em 2013, Perincek recorreu da decisão e conseguiu retirar a pena alegando "liberdade de expressão". No entanto, 100 anos após os turcos otomanos terem exterminado quase dois milhões de armênios, o caso foi reaberto. O lado de fora do prédio da Corte Europeia está repleto de jornalistas e de manifestantes que pedem o reconhecimento mundial do massacre de 1915.
Além deste caso, Amal também participa da defesa de três jornalistas egípcios acusados de ter ligações com o Estado Islâmico (EI, Ex-Isis), e da devolução à Grécia de mármores famosos do Panteão que se encontram atualmente no British Museum, em Londres.