Celebridades inspiram nomes de espécies de animais

Barack Obama, Freddie Mercury, Beyoncé e Angelina Jolie. Essas são algumas das celebridades que serviram de inspiração para cientistas e biólogos na hora de batizar novas espécies de animais.   

O nome do presidente dos Estados Unidos, por exemplo, é um dos mais usados. "Obama" já denomina tipos de aranha, peixe, pássaro, minhoca e até de um réptil já extinto.

Outros políticos que passaram pela Casa Branca também tiveram seus nomes usados em animais, como os ex-presidentes Bill Clinton (em um peixe) e George W. Bush (em um besouro).

O mundo da música também serviu de inspiração para os biólogos.

Pela beleza de seu "lado B", uma mosca foi batizada de Beyoncé, enquanto Freedie Mercury foi associado a um crustáceo, uma rã e um inseto. Já Sting nomeou outra rã, e um ácaro leva o nome da porto-riquenha Jennifer Lopez.   

Além disso, uma vespa foi chamada de Shakira porque, como a cantora colombiana, consegue mover o abdômen de uma maneira incrível, e Frank Zappa conta com cinco animais com seu nome, entre eles uma aranha, batizada assim devido à quantidade abundante de pelos em seu corpo, que se assemelham à barba do guitarrista.   

Vários atores de Hollywood também têm seus nomes em novas espécies de animais. O ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger dá nome a um besouro devido às patas superdesenvolvidas do inseto, que lembram os bíceps do norte-americano.   

Já Angelina Jolie e Johnny Depp batizam, respectivamente, uma aranha e um artrópode que lembra o personagem do ator no filme "Edward Mãos de Tesoura".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos