Novas alegações ameaçam reputação de "pai dos americanos"

  • Evan Vucci/AP Photo

    Bill Cosby e sua mulher, Camille, durante uma entrevista para a agência Associated Press

    Bill Cosby e sua mulher, Camille, durante uma entrevista para a agência Associated Press

Por causa do sucesso da série de TV levando o seu nome, exibida não apenas nos EUA, mas também no Brasil, o comediante Bill Cosby nos anos 1980 ficou conhecido como o "papai dos americanos".

Nos últimos meses, porém, sua reputação sofreu sérios abalos, com diversas mulheres vindo a público acusá-lo de ofensas sexuais, incluindo estupro. E as alegações ganharam mais força neste fim de semana: o jornal "The New York Times" obteve a transcrição de depoimentos dados por Cosby há 10 anos, durante um processo movido por uma funcionária da Universidade de Temple, no estado americano da Filadélfia.

'Instituição americana'

Nos depoimentos, Cosby admite ter oferecido dinheiro à mulher em troca de seu silêncio. No início de julho, o jornal também divulgou documentos de um outro processo em que Cosby confessou ter ministrado remédios a mulheres com o objetivo de fazer sexo com elas.

O comediante nega as acusações. Algumas das supostas vítimas relatam casos ocorridos ainda nos anos 1960, quando Cosby já era um nome famoso no circuito americano de comédia stand-up. Sua linha de piadas era centrada em temas centrados em valores familiares. Ao contrário de outros comediantes negros, como Richard Pryor, ele passou ao largo de material mais polêmico e ligado a questões raciais nos EUA.

Seu maior sucesso, porém, foi o Cosby Show. Então um raro caso de seriado reunindo um grande número de protagonistas negros, o show foi ao ar entre 1984 e 1992, transformando Cosby numa verdadeira "instituição" americana. Sua audiência batia na casa de 30 milhões telespectadores semanais.

Com o cancelamento do show, Cosby passou boa parte dos 20 anos seguintes tentando, sem sucesso, encontrar espaço num mercado dominado por nomes mais jovens e com um humor mais cáustico, como Chris Rock. Mas em 2013, seu primeiro stand-up em 30 anos foi um hit com a crítica e gerou demanda para uma turnê nacional.

Foi justamente quando as alegações sobre sua conduta sexual vieram à tona.

Na verdade, acusações públicas já tinham ocorrido anos antes: em 2005, a funcionária da Universidade de Temple Andrea Constand, entrou na justiça contra Cosby. O caso criminal foi arquivado por falta de provas, mas Constand abriu também um processo cível e 13 mulheres, 12 delas anônimas, testemunharam a favor da funcionária, alegando também terem sido assediadas pelo comediante.

Ethan Miller/Getty Images
Cosby nega publicamente as acusações

Apesar de negar as acusações, Cosby fez um acordo financeiro extrajudicial com Constand.

O comediante não comenta publicamente as acusações e isso o teria levado a cancelar uma aparição, em novembro do ano passado, no prestigiado talk show "Late Show".

Os danos à reputação foram suficientes para que a rede de TV NBC arquivasse o projeto de uma nova sitcom com Cosby. O canal a cabo TV Land, cancelou as reprises do Cosby Show. Promotores ao redor dos EUA desmarcaram shows da turnê do comediante.

Cosby ficou três meses sem aparecer ao vivo e só voltou aos palcos no início deste ano, encontrando plateias vazias e protestos nos teatros.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos