Prestes a completar 50 anos, Tom Cruise esbanja juventude em meio a divórcio

  • Carlo Allegri/Reuters

    Tom Cruise e Katie Holmes na pré-estreia de Missão: Impossível - Protocolo Fantasma, em Nova York

    Tom Cruise e Katie Holmes na pré-estreia de Missão: Impossível - Protocolo Fantasma, em Nova York

Los Angeles (EUA.), 1 jul (EFE).- Tom Cruise pensou em ser monge franciscano, mas seu carisma o levou a reinar em Hollywood, uma indústria sempre faminta por estrelas onde o ator, que na terça-feira completa 50 anos e está em pleno processo de divórcio, se transformou em um ícone para quem o tempo parece não passar.

  • Tom Cruise é visto em um helicóptero na Islândia pela primeira vez após Katie Holmes pedir o divórcio. O ator está no país filmando seu novo longa, "Oblivion" (30/6/12)

Sua esposa, Katie Holmes, de 33 anos, apresentou na sexta-feira um pedido de divórcio no qual solicita também a custódia legal da única filha do casal, Suri, segundo afirmam veículos como o site sobre celebridades "TMZ.com", devido a supostas divergências em torno da religião do ator, a Cientologia.

A cerimônia de casamento aconteceu em um castelo da Itália em novembro de 2006. Cruise foi casado, antes, com as atrizes Mimi Rogers e Nicole Kidman, com quem manteve uma longa relação de 11 anos e adotou dois filhos.

Amante das emoções fortes desde a adolescência - aos 12 anos, fazia acrobacias de moto - hoje Cruise desfruta da velocidade com carros de corrida e fazendo giros acrobáticos com seu avião de combate P-51, enquanto não está saltando de um arranha-céu por exigências de roteiros, e sem dublês.

A busca de novos desafios o levou a interpretar um ídolo do rock em "Rock of Ages: O filme", longa recém-lançado, para o qual teve que aprender a cantar e tocar guitarra como um Jon Bon Jovi, tarefa que foi, segundo ele, como praticar "um novo esporte", segundo reconheceu em entrevista publicada em maio pela revista "Playboy".

No filme, Cruise esbanja energia e exibe uma forma tão boa ou melhor que em "Negócio Arriscado", comédia sobre um jovem festeiro, de quase 30 anos atrás (1983), que o situou no nicho dos homens mais desejados da tela. Sua popularidade foi à estratosfera três anos depois, com "Top Gun: Ases Indomáveis".

Nas filmagens do romance militar, Cruise se apaixou por voos e começou a ter aulas tendo o cineasta Sydney Pollack como professor. Anos mais tarde, compraria seu atual avião, batizado de "Kiss Me Kate" em homenagem à sua mulher.

Em 1987, o ator se casou com a colega de profissão Mimi Rogers, de quem se divorciou em 1990, quando se uniu à Nicole Kidman. A relação durou até 2001, quando começou um namoro com Penélope Cruz, que durou até 2004.

No ano seguinte, conheceu Katie, 16 anos mais nova, a quem disse "sim" em 2006 em uma cerimônia seguindo os ritos da Igreja da Cientologia, da qual é membro de destaque.

Em sua ascensão artística na década de 1980, Cruise passou de parceiro de bilhar de Paul Newman em "A cor do dinheiro" a um talentoso bartender em "Cocktail" e, mais tarde, o irmão egoísta de Dustin Hoffman em "Rain Man", para ser imortalizado como o veterano de guerra paralítico em "Nascido em 4 de Julho".

Esse último lhe renderia sua primeira candidatura ao Oscar, ao qual concorreu outras duas vezes, como o agente esportivo Jerry Maguire no filme de 1996 e como o guru sexual verborrágico Frank Mackey em "Magnólia" (1999).

A filmografia inclui ainda títulos como "Questão de Honra", "A Firma", "Colateral", "Entrevista com o Vampiro" e "De Olhos Bem Fechados", assim como o épico "O Último Samurai", a saga "Missão Impossível", que terá um quinto filme, e as ficções científicas "Minority Report - A Nova Lei" e "Guerra dos Mundos".

A carreira do ator nunca esteve livre de rumores, especialmente sobre sua possível homossexualidade e seu comportamento excêntrico, como quando em 2005 pulou sobre um sofá do programa "The Oprah Wifrey Show" para declarar seu amor por Katie.

Sobre os rumores a respeito de sua vida pessoal, Cruise disse à "Playboy" que está ciente mas que, definitivamente, "a vida não consiste em provar nada a ninguém".

Veja momentos de Tom Cruise e Katie Holmes juntos
Veja momentos de Tom Cruise e Katie Holmes juntos

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos