"Os franceses me traíram e me considero praticamente russo", diz Gérard Depardieu

  • AP Photo/Musa Sadulayev

    21.mai.2013 - O ator francês Gerard Depardieu durante evento em Grozny, na Tchetchênia

    21.mai.2013 - O ator francês Gerard Depardieu durante evento em Grozny, na Tchetchênia

Moscou - O ator Gérard Depardieu, que decidiu renunciar a sua cidadania francesa recentemente para fugir dos impostos cobrados em seu país de origem, disse neste sábado se sentir "praticamente russo". O governo francês aumentou para 75% o imposto cobrado da parcela mais rica da população. Depardiu se naturalizou russo.

"Os franceses me traíram e me considero praticamente russo, com um coração russo-francês", disse o ator na entrevista coletiva para apresentar o filme para televisão "Rasputin", no qual desempenha o papel do protagonista e que fechará neste sábado (29) o Festival Internacional de Cinema de Moscou.

O diretor do festival, Nikita Mijalkov, pediu que Depardieu explicasse publicamente as razões que o levaram a aceitar a cidadania russa. "Se veio pelos impostos, diga isso. Como diz meu produtor francês: 'minha pátria é aquela na qual se pagam menos impostos', disse o diretor russo que já venceu um Leão de Ouro por Urga e um Oscar e uma Palma de Ouro por "Queimados Pelo Sol".

Depardieu também está rodando em Moscou e em Grozni, capital da Chechênia, o filme "Biriuza", sua primeira produção desde que se mudou para a Russa e no qual interpreta um gângster apaixonado pela britânica Liz Hurley. Além disso, protagonizará um filme sobre os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, que serão realizados em fevereiro de 2014.

O ator fixou residência na cidade de Saransk, capital da república russa da Mordóvia, a cerca de 600 quilômetros ao leste de Moscou, onde tem um apartamento e deve abrir um restaurante.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos