Ícone da beleza mediterrânea, Monica Bellucci completa 50 anos

África Albalá Soria

  • EFE

    Monica Bellucci na sessão de fotos do filme "Le Meraviglie" na 67ª edição do Festival de Cannes

    Monica Bellucci na sessão de fotos do filme "Le Meraviglie" na 67ª edição do Festival de Cannes

Sucessora das grandes divas italianas do cinema do século XX como Sophia Loren e Claudia Cardinale, além de ícone por excelência da beleza mediterrânea, a atriz e modelo Monica Bellucci completa 50 anos nesta terça-feira.

Nascida em 30 de setembro de 1964 em Città di Castello, na região italiana da Umbria, Bellucci transformou suas sensuais curvas e traços mediterrâneos em algumas de suas principais armas para conquistar o público.

Sua separação há pouco mais de um ano do também ator Vincent Cassel, com o qual se casou em 1999, não parece ter abalado sua frenética agenda.

Capa de inúmeras revistas e protagonista de diversas campanhas publicitárias desde o fim da década de 80, Bellucci acumula além disso mais de 50 filmes no currículo e indicações a prêmios internacionais como o italiano David (Donatello) e o francês Cesar.

Com uma trajetória de mais de 20 anos no mundo do espetáculo, a italiana começou sua carreira profissional como modelo para pagar o curso universitário de Direito e obteve fama internacional graças a publicações como Elle e Vogue, para passar depois ao campo da interpretação.

Após estrear como atriz em 1990 na minissérie de televisão "Vita coi figli", Bellucci deu o salto ao mundo do cinema através do diretor italiano Franceso Laudadio em "La riffa" (1991).

Sua primeira aparição em uma produção internacional foi às ordens de um dos grandes gênios da sétimo arte, Francis Ford Coppola, em seu filme "Drácula de Bram Stoker", como uma das três concubinas do vampiro.

No ano 2000, Bellucci se tornou musa de Giuseppe Tornatore em seu filme "Malena", onde interpretava uma jovem e atraente mulher que acende o desejo de um imaginativo adolescente em um pequeno povoado da Sicília.

Bellucci obteve sua consagração como atriz e alcançou popularidade mundial graças ao polêmico "Irreversível", na qual dava vida junto a seu ex-marido, Cassel, a uma mulher vítima de estupro e depois vingada por seu namorado.

Imersa atualmente na rodagem do filme "On the Milky Road", do diretor iugoslavo Emir Kusturica, Bellucci estava em cartaz há poucos meses com "Le meraviglie", um filme que recebeu elogios da crítica e ganhou o Grande Prêmio do Júri do Festival de Cannes em maio.

Apesar de sua acirrada agenda, a atriz não se descuidou de sua vida familiar e conseguiu compatibilizar seu trabalho com seu trabalho como mãe de duas meninas de quatro e dez anos, fruto de sua relação com Cassel.

Depois de mais de duas décadas de sucessos, a italiana mostrou sua versatilidade e atuou em vários idiomas, como o inglês, o francês, o italiano e até o aramaico, em seu papel como Maria Madalena em "A Paixão de Cristo", de Mel Gibson (2004)

Além disso, ela se consolidou como imagem de grandes marcas como Dior e Dolce & Gabbana, que levaram sua imagem mais sensual e encantadora a todo o mundo.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos