Adriana Esteves vence fobia e viaja ao Japão para gravar "Morde & Assopra"

FÁBIA OLIVEIRA

Do UOL, no Rio

Adriana Esteves nunca teve medo de avião. Mas, de uns tempos para cá, desenvolveu uma espécie de fobia aérea. Mesmo assim, a atriz encarou quase um dia inteiro de viagem do Brasil até o Japão, para gravar cenas de Júlia, sua personagem em “Morde & Assopra”, a próxima novela das sete, escrita por Walcyr Carrasco. “Isso acontece há alguns anos. Virou um incômodo entrar em avião. E a coisa que eu mais gosto de fazer na vida é viajar. Espero que esse incômodo passe logo”, diz Adriana, completando que o percurso foi mais tranquilo porque estava ao lado do marido, o ator Vladimir Brichta.

Passado o incômodo do avião, Adriana assegura ter feito a melhor viagem da sua vida. “Não conhecia o Japão e jamais imaginei que teria a oportunidade de visitar um país como aquele”, avalia. A atriz passou 15 dias no oriente. “Eu passeava todos os dias porque não gravei tanto quanto eu gravo aqui”, explica Adriana. Entre seus passeios preferidos está o mercado de peixe. “Fui pelo menos cinco vezes lá”, admite, referindo-se ao Tsukji, um dos maiores mercados de peixe do mundo. Os templos japoneses também fizeram parte do roteiro de Adriana e Vladimir. “Fiquei impressionada com a beleza dos templos”, lembra.

O carinho e o respeito entre os japoneses chamaram a atenção da atriz. “Eles não se tocam. O Japão é super populoso, mas ninguém se esbarra na rua. E, quando isso acontece, os dois pedem desculpas”, diz. Se fazer entender não foi uma tarefa fácil para Adriana. “Fui muita mímica lá. Principalmente para pedir água ou ventilador”, rememora.

De presente para os filhos Felipe e Vicente, Adriana trouxe um robô-dinossauro. “Meus filhos amam dinossauros. O menor sabe os nomes de todos”, conta a atriz, sobre Vicente, de 4 anos. O caçula está extasiado com a nova “profissão” da mãe. Em “Morde & Assopra”, Adriana vai ser uma paleontóloga. Para interpretar Júlia, a atriz conversou com pessoas da mesma profissão que sua personagem. Além disso, tem assistido a muitos filmes de ação. “Já vi ‘Indiana Jones’ e ‘Jurassic Park’”, orgulha-se a atriz, que antes de Júlia não gostava muito do gênero.

Virou um incômodo entrar em avião

Exercícios físicos também foram incorporados à rotina de Adriana. Para aguentar firme o pique das gravações, a atriz começou a correr. “Júlia é uma caçadora de dinossauros. Ela se mete em lugares inóspitos e não para quieta”, brinca. Nas cenas mais perigosas, Adriana prefere que uma dublê a substitua. “Não gosto mesmo de me arriscar. E a dublê é ótima, muito corajosa. A gente combina as cenas que ela vai entrar e fico tudo certo”, revela.

Uma das cenas que foi preciso a ajudinha extra da dublê foi quando Júlia encontra uma cobra em seu caminho em uma das escavações para encontrar fósseis de dinossauros: “A cobra ia ter que subir na minha perna. Aí, a dublê fez a sequencia brilhantemente. Não gosto de cobras nem de lugares altos”.

O figurino de Adriana em “Morde & Assopra” é sempre quente. Chova ou faça sol, ela está de botas, calça comprida e blusa com mangas longas. Como acessório, um pingente em forma de dinossauro marinho. “Como transitam pelos mais diferentes lugares, os paleontólogos ficam com o corpo coberto para evitar picadas de inseto”, explica.

Adriana não tinha um papel fixo em uma novela desde 2005, quando integrou o elenco de “A Lua Me Disse”. Desde então, a atriz fez uma participação especial em “Belíssima”, também em 2005, e esteve no elenco da minissérie “Dalva & Herivelto” (2010) e dos seriados “Toma Lá, Dá Cá” (2007) e “As Cariocas” (2010). “Estava com saudade de fazer novelas. São oito meses de trabalho intenso onde a equipe da TV vira uma grande família”, finaliza.

UOL Cursos Online

Todos os cursos