Vidas em Jogo

Tati Zig, de "Vidas em Jogo", garante boa forma e postura com RPG e pilates

Do Pop Tevê

Durante muito tempo, a má postura física fez parte da rotina de Tati Zig. No ar em "Vidas em Jogo" como a secretária Lucia, a atriz decidiu dar mais atenção à coluna e ao seu bem-estar desde que engravidou da pequena Catarina, hoje com 6 meses. "Eu sempre tive péssimos hábitos posturais. Durante a gestação, isso piorou e aí tudo começou a doer", conta. Para acabar com as dores nas costas e ter disposição para as tarefas diárias, Tati resolveu procurar a ajuda de um profissional.

Depois de avaliar o condicionamento físico da atriz, a osteopata e fisioterapeuta Lylian Lobato iniciou um tratamento que inclui RPG uma vez por semana e pilates outras duas. Através destas técnicas, Tati tem conseguido manter a coluna ereta e um corpo esbelto e flexível. "Queria acabar com o meu problema e fazer uma atividade física, então foi a solução perfeita", constata.

O método RPG - sigla de Reeducação Postural Global - procura aliviar o desconforto do corpo ao realizar atividades simples do dia a dia como levantar ou se agachar. Através de exercícios que trabalham a respiração e o alongamento dos músculos, a técnica promove um realinhamento das articulações. Depois que Tati deita, a fisioterapeuta faz a correção da posição dos pés e joelhos da atriz e a mantém na postura correta por alguns minutos. Olhando de fora parece fácil, mas a fisioterapeuta não dá tréguas, corrigindo cada milímetro que se desvia da pose original. Deitada e com os joelhos dobrados, Tati inicia exercícios com levantamento de quadril e outros que se tornam cada vez mais complexos. "O RPG tenta consertar os vícios da má postura", avalia a atriz, que costuma fazer pilates logo após a sessão de RPG.

  • Tati Zig sentiu muitas dores na coluna e procurou um especialista. Ela iniciou RPG

As duas técnicas unidas são necessárias para que Tati consiga um tratamento mais eficaz e um bom condicionamento físico. Enquanto o RPG trabalha a reeducação corporal, o pilates complementa os benefícios já alcançados e estimula o corpo a ganhar mais força e equilíbrio. "O RPG ajuda a paciente ter um desempenho melhor no pilates para que, na hora dos exercícios, não haja dor", explica a fisioterapeuta Lylian.

No pilates, Tati faz exercícios no solo e com diferentes tipos de equipamentos. Usando uma bola grande conhecida como bola suíça, a atriz realiza movimentos que exercitam vários membros ao mesmo tempo, o que ajuda a aumentar a força muscular e o equilíbrio corporal. Já em uma espécie de cadeira com pedais, a loira trabalha, principalmente, as regiões lombar e abdominal. Os diferentes tipos de exercícios ajudam o paciente a ganhar mais elasticidade e resistência muscular. "Basicamente, o RPG conserta e o pilates ajuda a fortalecer", simplifica Tati, que tem sentido menos dores desde que começou a se cuidar. "Quando saio da clínica me sinto muito mais leve e menos travada", comemora.     

O bem-estar e a disposição que adquiriu com as atividades físicas são essenciais na rotina da atriz, que trabalha na produtora Video Books RJ, do marido Victor Frade, cuida da filha e atua em "Vidas em Jogo". Depois de participar de novelas como "Malhação" e "Cobras e Lagartos", da Globo, e "Mutantes", da Record, Tati celebra uma ótima fase profissional na pele da tímida Lucia.

Apesar de seu papel ter sido pequeno no início da trama, agora a personagem está vivendo uma reviravolta e sendo ameaçada pelo vilão Cleber, interpretado por Sandro Rocha. "A Lucia tem contato com várias informações privilegiadas sobre a Regina", revela, referindo-se à sua chefe na história, vivida por Beth Goulart. "Ela me ensinou muitas coisas. Trabalhar com a Beth, que é tão experiente, é uma oportunidade maravilhosa", elogia a atriz, que foi convidada para fazer a secretária Lucia apenas dez dias depois do nascimento da filha. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos