Velório de Wando está acontecendo dentro do hospital

Rayder Bragon

Do UOL, em Nova Lima (MG)

O velório do cantor Wando – que morreu na manhã desta quarta (8), às 8h – está acontecendo dentro do Biocor Instituto, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. A informação foi divulgada pelo médico Heberth Miotto, coordenador da UTI da unidade. “Está tendo um velório aqui dentro do hospital. A unidade tem um espaço próprio para isso. A família ainda não confirmou o horário do velório fora do hospital nem onde ele será enterrado”, contou Heberth ao UOL.

O médico disse que hoje, por volta das 5h40, Wando começou a apresentar uma queda de pressão. “Houve uma intervenção médica, sem sucesso, e às 6h40 foi confirmada a parada cardíaca. Ontem o Wando estava bem. Havia experimentado alimentação sem a necessidade de sonda pela primeira vez. Tomou um iogurte. E chegou a ficar sem o respirador por oito horas”, explicou.

Parada cardíaca
 Wando morreu aos 66 anos, após sofrer uma parada cardíaca irreversível. Ele estava internado desde o dia 27 de janeiro, com fortes dores no peito. No dia 28 de janeiro, ele foi submetido a uma angioplastia coronariana de emergência para desobstrução de artérias do coração.

A mulher do cantor Wando disse durante entrevista coletiva, no último dia 31, que o marido não bebia nem fuma e mantinha os exames médicos em dia. “Às vezes a gente escuta umas coisas que não têm nada a ver. O Wando não fuma, não bebe (bebida alcoólica). O Wando trabalha demais, não tem tempo para se exercitar, come errado e tem ainda o problema hereditário, porque o pai dele faleceu do coração”, afirmou a psicóloga Renata Costa Lana e Souza, ao lado de uma das filhas do cantor.

Biografia
Wanderley Alves dos Reis nasceu em uma fazenda no interior de Minas Gerais, em Bom Jardim, e foi registrado em Cajuri, pequena cidade mineira. Ainda criança, ele foi morar em Juiz de Fora, onde fez o primário. Anos mais tarde mudou-se para a cidade de Volta Redonda, onde, antes de ser músico, foi entregador de leite, vendedor de jornal e feirante. Deixou a feira livre para se dedicar integraumente à música e foi morar na cidade de Congonhas do Campo (MG). Lá, ele entrou para uma banda chamada Escaravalhos.

Cantando e bailes e compondo, Wando mudou-se para São Paulo, onde teve a chance de conhecer o músico Jair Rodrigues. Em 1984, Rodrigues gravou a composição de Wando "O Importante É Ser Fevereiro". "Trinta dias depois eu era sucesso nacional como compositor. Dois meses depois, eu era sucesso em todo o Carnaval. Foi uma música muito tocada no Carnaval de 1984. Além disso, eu recebi um monte de dinheiro. A primeira coisa que eu fiz foi comprar um Opala vermelho, e ainda não tinha carteira, hein", contou o cantor em um depoimento para seu site oficial.

Seu início de carreira foi pontuado pela gravação de sambas compostos por ele próprio e outros de compositores desconhecidos. No entanto, do segundo disco em diante, fez uma opção clara pelo repertório romântico-brega, recheado de canções com conteúdo sensual e erótico. Um de seus maiores sucessos é “Fogo e Paixão”.

Seus discos têm títulos sugestivos como “Ui-Wando de Paixão”, “Vulgar” e “Comum É Não Morrer de Amor”, “Obsceno”, “Depois da Cama”, “Tenda dos Prazeres” e “Mulheres” – que lhe rendeu o título de cantor mais erótico do Brasil.

Os cenários de seus shows são, em geral, banheiras, camas e haréns. Wando também é conhecido por distribuir calcinhas perfumadas ao público feminino.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos