Google vence ação movida pelo bombeiro Albucacys, ex-affair de Luma de Oliveira
Do UOL, no Rio
-
Marcio Affonso Gomes/Divulgação
O capitão Albucacys em foto para o calendário 2003 do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro
- Google entra com recurso para não pagar R$ 10 mil a bombeiro Albucacys
- Google é condenado a pagar R$ 10 mil a bombeiro por exibir imagens obscenas
A assessoria de imprensa do escritório Dantas, Lee, Brock & Camargo Advogados - DLBCA, que representa a Google no Brasil, divulgou um comunicado nesta quarta-feira (29) afirmando que obteve sentença favorável numa ação movida por José Albucacys Castro Júnior contra a empresa. Na ação, ele pedia a retirada de fotos ofensivas postadas em blog hospedado no Blogger e ainda exigia que a Google pagasse uma indenização por dano moral.
Albucacys, que integra o Corpo de Bombeiros, ganhou fama ao posar, em 2003, para o calendário oficial da corporação, que teve Luma de Oliveira como madrinha. Na ocasião, ele ficou conhecido na mídia por um suposto caso amoroso que teria tido com a modelo e empresária Luma de Oliveira.
Os desembargadores da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro entenderam que a Google não pode ser responsabilizada por dano moral, já que não tem o poder ou o dever de exercer qualquer tipo de controle ou censura sobre os conteúdos inseridos na Internet.
Ainda segundo o acórdão, publicado em 16 de novembro, “exigir dos provedores de conteúdo o monitoramento das informações que veiculam traria enorme retrocesso ao mundo virtual, aponto de inviabilizar serviços que hoje estão amplamente difundidos no cotidiano de milhares de pessoas”.
No entendimento dos magistrados, cabe aos provedores de conteúdo, assim que tiverem conhecimento da existência de dados ilegais no site, removê-los imediatamente, sob pena de responderem pelos danos respectivos. Além disso, também devem manter um sistema eficaz de identificação de seus usuários.