Site inglês que hospedava fotos de Dieckmann concorda em apagar conteúdo, diz advogado

Do UOL, em São Paulo*

  • Philippe Lima e Felipe Assumpção/Agnews

    Como parte da investigação sobre vazamento de fotos íntimas, Carolina Dieckmann prestará depoimento em Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, no Rio de Janeiro

    Como parte da investigação sobre vazamento de fotos íntimas, Carolina Dieckmann prestará depoimento em Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, no Rio de Janeiro

O advogado de Carolina Dieckmann, Antonio Carlos Almeida Castro, informou ao UOL na manhã desta segunda-feira (7), que os sites ingleses que hospedavam as fotos íntimas da atriz concordaram em retirar o conteúdo do ar. Uma das páginas é a que iniciou a propagação, em Londres. O advogado também negocia a supressão dos links nos sites de busca, como Google e Yahoo, e afirma que o Google pretende acatar o pedido.

Na manhã desta segunda, a atriz prestará depoimento e entregará seu computador para perícia na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, no Rio de Janeiro. O caso será registrado nas áreas cível e criminal. De acordo com o advogado, a atriz pedirá na justiça reparação por danos a sua imagem, assim que o culpado for identificado. Além disso, Castro pedirá uma liminar para impedir a publicação das fotos sob pena de multa diária. Na área criminal, o caso será enquadrado como furto e tentativa de extorsão, já que não há na legislação brasileira a tipificação de crimes virtuais.

Apesar de afirmar que não existem suspeitas sobre o vazamento das imagens, Castro confirmou que o computador da atriz passou por manutenção há pouco tempo e que o conteúdo pode ter sido copiado. Carolina Dieckmann vinha sendo chantageada há cerca de um mês, por e-mail. As mensagens cobravam da atriz o valor de R$ 10 mil para que as imagens não fossem divulgadas. "Ela não cedeu em momento algum. Agiu com muita dignidade neste caso que pode ser emblemático. Chantagem é algo que nunca tem fim", afirmou o advogado.

"Está sendo aberto um inquérito para descobrir o criminoso, que pode ser julgado por leis civis e criminais. Isso inclui furto, dano moral, injúria, difamação", explica. "A Carolina tem um filho adolescente, nunca aceitou posar nua, essas fotos eram pessoais", relata Castro.  

Conhecido como Kakay, o advogado escolhido pela atriz é famoso por assumir casos políticos polêmicos, como o de Demóstenes Torres, e também por representar presidentes, governadores, parlamentares e ministros em Brasília. No Rio, um departamento policial especializado em crimes virtuais, a DRCI (Delegacia de Repressão a Crimes de Informática) está a frente da investigação sob supervisão do delegado Gilson Perdigao.

(Com informações da Agência Estado)

UOL Cursos Online

Todos os cursos