Mãe de Michael Jackson retorna a Los Angeles depois de suposto sequestro

Do UOL, em São Paulo*

  • AP

    Katherine Jackson, mãe de Michael Jackson, durante julgamento do médico Conrad Murraym, condenado pela morte do cantor (27/9/11)

    Katherine Jackson, mãe de Michael Jackson, durante julgamento do médico Conrad Murraym, condenado pela morte do cantor (27/9/11)

A mãe de Michael Jackson e guardiã legal dos três filhos do cantor, Katherine Jackson, está retornando a Los Angeles depois de 10 dias longe dos netos, no Arizona. As informações são do site especializado em notícias de celebridades TMZ.

Katherine também teria finalmente se comunicado com os netos na terça-feira (24). Perry Sanders Jr., advogado de Katherine, disse à agência AP que ela falou com Paris, Prince e Blanket depois que Sanders se encontrou com Janet e Jermaine Jackson no Arizona.

Katherine havia sido levada para o Arizona por seu filho, Randy, apoiado por um grupo de irmãos, no que parece ser um esquema para forçar a matriarca a afastar os administradores do espólio do cantor.

No entanto, na manhã desta quarta-feira (25), Randy falou ao programa de TV "Good Morning America", da rede norte-americana ABC, para dizer que sua mãe estava retornando para casa. Ele também explicou o que foi noticiado como uma tentativa de tirar Prince (15), Paris (14) e Blanket (10) de casa. Segundo Randy, ele e alguns irmãos foram à casa das crianças para dizer que poderiam falar com a avó e visitá-la quando quisessem, mas a situação teria saído do controle devido a intervenção dos administradores do espólio de Michael, John Branca e John McClain, que Randy acusa de terem falsificado o testamento do cantor.

Guarda temporária

Ainda nesta quarta-feira, o juiz Beckloff acatou o pedido de TJ Jackson, sobrinho de Michael Jackson, pela guarda temporária dos filhos do astro, segundo informações do site TMZ. Ao comentar a decisão, o magistrado afirmou que Katherine Jackson, a avó de Prince (15) , Paris (14) e Blanket (10), estava sendo impedida de exercer a guarda pela "ação de terceiros".

Especula-se que quatro irmãos de Michael, Randy, Jermaine, Janet e Rebbie, estejam interessados na pensão de US$ 86 mil que Katherine recebe do governo para cuidar dos três filhos do cantor. Uma carta assinada pelos quatro irmãos citados acima e também por Tito, chegou a ser enviada, exigindo que os representantes do espólio de Michael Jackson abram mão de suas posições. No entanto, Tito voltou atrás nesta terça (24). "Eu retiro totalmente minha assinatura da carta do dia 17 de julho enviadas aos representantes do espólio de Jackson".

Plano para separar netos e avó

  • Harrison Funk/MJ Memorial via Getty Images

    Katherine Jackson e os três filhos de Michael Jackson, Paris, Blanket e Prince Michael

Nesta terça, os advogados de Katherine divulgaram um comunicado afirmando que a ida da mãe de Michael Jackson para o Arizona pode ser parte de um plano de alguns membros da família para separar a avó dos netos. Segundo a declaração enviada ao TMZ, as crianças foram vítimas de uma emboscada nesta segunda-feira.

No comunicado, os advogados contam que, enquanto Katherine estava no Arizona, um carro invadiu a garagem da casa dela e impediu que um outro veículo, onde estavam as crianças, saísse do local.  Neste momento, esses familiares (que não são nomeados no comunicado) teriam então, agressivamente, roubado os celulares das mãos das crianças, apesar de seus gritos. Houve uma briga e a polícia foi chamada, mas ninguém foi detido.

Após a emboscada, Prince, Paris e Blanket, os filhos de Michael Jackson, foram levados para um local seguro. As crianças não falam com a avó desde que ela deixou a casa, há nove dias. A polícia de Los Angeles também não conseguiu falar com Katherine, que está na casa da filha Rebbie.

O comunicado de Katherine ainda diz que um dos familiares que participaram da emboscada admitiu que há três anos é arquitetado um plano para retirar Jackson e os netos de sua casa em Calabasas, Califórnia.

Profissionais responsáveis pelo espólio de Michael Jackson também enviaram um comunicado demonstrando preocupação com Katherine Jackson e os filhos de Michael Jackson. Eles se dizem preocupados em proteger as crianças de “más influências, assédio, cobiça e outras circunstâncias”, e que vai continuar a monitorar a situação, apesar de não poder intervir diretamente.

O desaparecimento

No sábado (21), Trent, um sobrinho de Katherine Jackson, entrou em contato com a polícia, dizendo que a tia havia desaparecido e que não falava com ela há mais de uma semana. Paris Jackson, filha de Michael Jackson, escreveu no mesmo dia em sua página no Twitter que também não falava com a avó há uma semana e pedia que caso alguém a visse, entrasse em contato com a polícia.

Mas no domingo (22), a polícia enviou um comunicado avisando que a senhora de 82 anos está na casa de parentes, confirmação feita também pela advogada da matriarca.

A notícia do desaparecimento de Katherine Jackson foi o final de uma semana conturbada para a família, que começou com uma carta enviada por cinco irmãos de Michael (Jermaine, Janet, Tito Randy e Rebbie) exigindo que John Branca e John McClain abram mão de suas posições de representantes do espólio de Michael Jackson.

Na carta, os familiares criticam Branca e McCain, afirmando que eles falharam em suas obrigações e tiraram vantagem da família. Eles também dizem que Katherine Jackson, mãe de Michael Jackson, chegou a sofrer um “mini derrame” devido ao estresse.

A informação sobre o estado de saúde de Katherine fez Paris chamar Randy Jackson de ‘mentiroso’ em seu Twitter.

"Eu quero esclarecer que o que foi dito sobre a minha avó é um rumor e nada aconteceu. Ela está bem", escreveu ela no microblog. Pouco depois, Paris enviou uma mensagem para Randy. "Olá querido membro da família, eu não gosto que você conte para as pessoas coisas que não são verdade. Muito obrigada." Paris depois apagou as mensagens.

* Com informações da AP.

UOL Cursos Online

Todos os cursos