Mãe e sobrinho de Michael Jackson deverão compartilhar a guarda dos filhos do cantor

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Phil McCarten

    Paris Jackson e a avó Katherine participam de homenagem à Michael Jackson

    Paris Jackson e a avó Katherine participam de homenagem à Michael Jackson

Katherine Jackson, mãe de Michael Jackson, vai dividir a guarda dos três filhos do cantor com seu neto TJ.

O advogado de Katherine, Perry Sanders, disse ao site TMZ que ela e TJ vão fazer um pedido judicial pela guarda compartilhada de Paris, Prince e Blanket na próxima semana. Antes, ele havia afirmado que tomaria providências para que a avó voltasse a ser a guardiã legal das três crianças.

TJ, que é filho de Tito, recebeu a guarda temporária das três crianças na última quarta-feira (25), depois que um juiz de Los Angeles considerou que Katherine estava sendo impedida de desempenhar suas funções de guardiã.

Ela retornou a Los Angeles nesta quinta (26), depois de passar dez dias no Arizona, supostamente contra sua vontade.

Sanders diz que o novo arranjo representa os desejos das crianças e que o "pedido reflete a maneira em que a sra. Jackson e TJ frequentemente dividiram a responsabilidade de criar as crianças desde a morte trágica de Michael Jackson".

De acordo com o advogado, se o pedido for aceito, TJ assumiria várias atividades cotidianas que têm estressado Katherine, incluindo o gerenciamento dos empregados e seguranças da casa.

"A sra. Jackson ficará então mais livre para focar em decisões cotidianas mais pessoais, relacionadas às vidas e atividades das crianças", disse Sanders ao TMZ.

Sanders diz que o acordo permitiria que Katherine continuasse controlando a pensão de US$ 70 mil que as crianças recebem. O arranjo também abriria caminho para TJ se tornar o guardião das crianças caso Katherine morra enquanto elas ainda são menores de idade.

Segundo o site TMZ, o juiz Mitchell Beckloff pediu que um investigador entreviste os filhos de Michael Jackson antes de tomar uma decisão sobre a guarda das crianças. De acordo com documentos citados pela publicação, o investigador poderia questionar os filhos do rei do pop a qualquer momento sobre "a posição dos menores e de sua guardiã suspensa, Katherine Jackson".

Entenda o caso

  • AFP

    Katherine Jackson com os netos Paris e Blanket

No sábado (21), Trent, um sobrinho de Katherine Jackson, entrou em contato com a polícia, dizendo que a tia havia desaparecido e que não falava com ela há mais de uma semana. Paris Jackson, filha de Michael Jackson, escreveu no mesmo dia em sua página no Twitter que também não falava com a avó há uma semana e pedia que caso alguém a visse, entrasse em contato com a polícia.

Mas no domingo (22), a polícia enviou um comunicado avisando que a senhora de 82 anos estava na casa de parentes, confirmação feita também pela advogada da matriarca.

A notícia do desaparecimento de Katherine Jackson foi o final de uma semana conturbada para a família, que começou com uma carta enviada por cinco irmãos de Michael (Jermaine, Janet, Tito Randy e Rebbie) exigindo que John Branca e John McClain abram mão de suas posições de representantes do espólio de Michael Jackson

Na carta, os familiares criticam Branca e McCain, afirmando que eles falharam em suas obrigações e tiraram vantagem da família. Eles também dizem que Katherine Jackson, mãe de Michael Jackson, chegou a sofrer um "miniderrame" devido ao estresse.

A informação sobre o estado de saúde de Katherine fez Paris chamar Randy Jackson de "mentiroso" em seu Twitter.

"Eu quero esclarecer que o que foi dito sobre a minha avó é um rumor e nada aconteceu. Ela está bem", escreveu ela no microblog. Pouco depois, Paris enviou uma mensagem para Randy. "Olá querido membro da família, eu não gosto que você conte para as pessoas coisas que não são verdade. Muito obrigada." Paris depois apagou as mensagens.

Comunicado
Nesta terça, os advogados de Katherine divulgaram um comunicado afirmando que a ida da mãe de Michael Jackson para o Arizona pode ser parte de um plano de alguns membros da família para separar a avó dos netos. Segundo a declaração enviada ao TMZ, as crianças foram vítimas de uma emboscada nesta segunda-feira (23).

No comunicado, os advogados contam que, enquanto Katherine estava no Arizona, um carro invadiu a garagem da casa dela e impediu que um outro veículo, onde estavam as crianças, saísse do local. Neste momento, esses familiares (que não são nomeados no comunicado) teriam então, agressivamente, roubado os celulares das mãos das crianças, apesar de seus gritos. Houve uma briga e a polícia foi chamada, mas ninguém foi detido.

Após a emboscada, Prince, Paris e Blanket, os filhos de Michael Jackson, foram levados para um local seguro. As crianças não falam com a avó desde que ela deixou a casa, há nove dias. A polícia de Los Angeles também não conseguiu falar com Katherine, que está na casa da filha Rebbie.

O comunicado de Katherine ainda diz que um dos familiares que participaram da emboscada admitiu que há três anos é arquitetado um plano para retirar Jackson e os netos de sua casa em Calabasas, Califórnia.

Profissionais responsáveis pelo espólio de Michael Jackson também enviaram um comunicado demonstrando preocupação com Katherine Jackson e os filhos de Michael Jackson. Eles se dizem preocupados em proteger as crianças de "más influências, assédio, cobiça e outras circunstâncias", e que vai continuar a monitorar a situação, apesar de não poder intervir diretamente.

Nesta quinta-feira, Katherine retornou a Los Angeles e seu advogado encontrou-se com ela. Ele disse que ela está bem, apesar das brigas que forçaram o juiz a suspender temporariamente a guarda que ela tinha dos filhos de Michael: Prince (15), Paris (14) e Blanket (10).

Também nesta quinta, Prince Jackson, tuitou sobre a volta da avó. "Apesar de estar feliz com a volta de minha avó, depois de ter falado com ela percebi o quanto ela foi enganada. Estou muito zangado e magoado", escreveu Prince em uma mensagem no Twitter mais tarde apagada. Sua irmã, Paris, também já havia usado o Twitter para comemorar o retorno da avó para a Califórnia. "Minha avó está aqui!. Graças a Deus".

Segundo o site TMZ, La Toya Jackson, a irmã de Michael que sempre opinou sobre o destino da família, ainda não se pronunciou sobre o assunto porque acredita que essa discussão pública está destruindo o nome da família. Ainda não está claro de que lado La Toya está, mas segundo o site especializado em celebridades, ela quer o melhor para os filhos de Michael.

UOL Cursos Online

Todos os cursos