Perfil fake Xuxa Verde é tirado do ar e mobiliza fãs contra a rainha dos baixinhos
Estefani Medeiros
Do UOL, em São Paulo
-
Reprodução
Perfil Xuxa Verde mostrava imagem da apresentadora de vídeo do "Clube da Criança"
Perfil fake de humor criado no Twitter em 2010 por um publicitário paulistano, o Xuxa Verde apresenta piadas com a rainha dos baixinhos usando como inspiração vídeos do “Clube da Criança”, de 86. Nessa época, por causa da má qualidade dos televisores, a apresentadora e o programa ganhavam tons esverdeados.
Nesta quinta-feira (30), o Xuxa Verde foi tirado do ar pela manhã, para a surpresa dos cerca de 20 mil seguidores que a página tinha no Facebook, somados a mais 50 mil fãs no Twitter. Por conta disso, a página original de Xuxa começou a receber centenas de mensagens de reclamação.
Apesar da surpresa dos fãs, a “guerra” de Xuxa contra os perfis falsos na internet já tinha sido anunciada por um colunista do jornal “Diário de S. Paulo”. De acordo com a publicação, Xuxa teria sido alertada pelo cantor Luciano do primeiro perfil fake no Twitter, que foi tirado do ar no início da semana, e a partir de então, a apresentadora não toleraria um caso semelhante.
Em entrevista ao UOL, o criador do perfil Xuxa Verde – que preferiu não se identificar – informou que não recebeu nenhuma notificação da emissora ou da apresentadora. Ele ficou sabendo que a página tinha sido tirada do ar com as mensagens que recebeu dos fãs da página. O UOL tentou contato com a assessoria de imprensa da apresentadora e com o Facebook, mas não obteve sucesso.
-
Post original de Xuxa gera comentários de fãs a favor do Xuxa Verde na internet
“Hoje percebi que a página foi tirada do ar. Quando entrei no Twitter, vi um monte de gente me perguntando o que tinha acontecido”, explica o autor. “Comecei a especular e vários amigos meus vieram me contar que passaram a curtir automaticamente a página oficial da Xuxa Meneghel.”
O autor também explica que o perfil tinha fundamento unicamente humorístico. “Xuxa Verde é um personagem que criei em 2010 depois de assistir por diversas vezes os vídeos do clubinho da criança. Na época, o Twitter estava começando e nem tinha essa coisa de querer ser famoso. Eu nunca quis ser famoso, na verdade”, diz. “Com o tempo o perfil foi caindo no gosto popular, porque eu sempre quis mostrar um lado engraçado da Xuxa. Resolvi me dedicar na sátira. Nunca pensando em denegrir a imagem dela”, conta.
Para finalizar, o criador do perfil conta que sabia que estava sujeito ao término da página algum dia, mas que achou injusto ter os seguidores transferidos para a original. “Entrei em contato com o Facebook e eles explicaram que toda marca que tiver as propriedades legais e intelectuais, tem o direito de fazer isso”, comenta. “Nesse caso o proprietário tem duas escolhas: apenas pedir pro Facebook remover as páginas que estejam "querendo se passar por ela" ou fazer isso e migrar os usuários pra pagina "oficial"”, finaliza.
No Twitter, o perfil @xuxaverde ainda continua no ar, enquanto no Facebook cinco novas "Xuxas Verdes" ainda são encontradas na busca da página. Parece que a guerra de Xuxa contra os fakes será longa.