Perfil fake Xuxa Verde é tirado do ar e mobiliza fãs contra a rainha dos baixinhos

Estefani Medeiros

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Perfil Xuxa Verde mostrava imagem da apresentadora de vídeo do "Clube da Criança"

    Perfil Xuxa Verde mostrava imagem da apresentadora de vídeo do "Clube da Criança"

Perfil fake de humor criado no Twitter em 2010 por um publicitário paulistano, o Xuxa Verde apresenta piadas com a rainha dos baixinhos usando como inspiração vídeos do “Clube da Criança”, de 86. Nessa época, por causa da má qualidade dos televisores, a apresentadora e o programa ganhavam tons esverdeados. 

Nesta quinta-feira (30), o Xuxa Verde foi tirado do ar pela manhã, para a surpresa dos cerca de 20 mil seguidores que a página tinha no Facebook, somados a mais 50 mil fãs no Twitter. Por conta disso, a página original de Xuxa começou a receber centenas de mensagens de reclamação.

Apesar da surpresa dos fãs, a “guerra” de Xuxa contra os perfis falsos na internet já tinha sido anunciada por um colunista do jornal “Diário de S. Paulo”. De acordo com a publicação, Xuxa teria sido alertada pelo cantor Luciano do primeiro perfil fake no Twitter, que foi tirado do ar no início da semana, e a partir de então, a apresentadora não toleraria um caso semelhante.



Em entrevista ao UOL, o criador do perfil Xuxa Verde – que preferiu não se identificar – informou que não recebeu nenhuma notificação da emissora ou da apresentadora. Ele ficou sabendo que a página tinha sido tirada do ar com as mensagens que recebeu dos fãs da página. O UOL tentou contato com a assessoria de imprensa da apresentadora e com o Facebook, mas não obteve sucesso. 

  • Post original de Xuxa gera comentários de fãs a favor do Xuxa Verde na internet

“Hoje percebi que a página foi tirada do ar. Quando entrei no Twitter, vi um monte de gente me perguntando o que tinha acontecido”, explica o autor. “Comecei a especular e vários amigos meus vieram me contar que passaram a curtir automaticamente a página oficial da Xuxa Meneghel.”

O autor também explica que o perfil tinha fundamento unicamente humorístico. “Xuxa Verde é um personagem que criei em 2010 depois de assistir por diversas vezes os vídeos do clubinho da criança. Na época, o Twitter estava começando e nem tinha essa coisa de querer ser famoso. Eu nunca quis ser famoso, na verdade”, diz. “Com o tempo o perfil foi caindo no gosto popular, porque eu sempre quis mostrar um lado engraçado da Xuxa. Resolvi me dedicar na sátira. Nunca pensando em denegrir a imagem dela”, conta. 

Para finalizar, o criador do perfil conta que sabia que estava sujeito ao término da página algum dia, mas que achou injusto ter os seguidores transferidos para a original. “Entrei em contato com o Facebook e eles explicaram que toda marca que tiver as propriedades legais e intelectuais, tem o direito de fazer isso”, comenta. “Nesse caso o proprietário tem duas escolhas: apenas pedir pro Facebook remover as páginas que estejam "querendo se passar por ela" ou fazer isso e migrar os usuários pra pagina "oficial"”, finaliza.

No Twitter, o perfil @xuxaverde ainda continua no ar, enquanto no Facebook cinco novas "Xuxas Verdes" ainda são encontradas na busca da página. Parece que a guerra de Xuxa contra os fakes será longa. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos