Aniversários e signos

Em noite de final de novela, Glória Menezes lota teatro e comemora aniversário em cena

Rodrigo Monteiro

Do UOL, no Rio

  • Henrique Oliveira/Foto Rio News

    Glória Menezes em seu aniversário de 78 anos no Rio de Janeiro (19/10/12)

    Glória Menezes em seu aniversário de 78 anos no Rio de Janeiro (19/10/12)

Contrariando as previsões, a sala do teatro Imperator – Centro Cultural João Nogueira, no Méier, zona norte do Rio de Janeiro, lotou nesta sexta-feira (19), bem no horário de exibição do último capítulo da novela “Avenida Brasil”. No palco, a atriz Glória Menezes comemorou 78 anos de vida e 53 anos de carreira na reestreia do espetáculo “Ensina-me a viver”. Na plateia, amigos de longa data, fãs e familiares ao lado do marido, o ator Tarcísio Meira (77).

“Foi uma coincidência. Em cinquenta e três anos de carreira, é a primeira vez que isso acontece pra mim. Nunca tinha comemorado meu aniversário em cena, nunca coincidiu. É um sentimento muito particular, muito difícil de expressar. Foi e está sendo uma festa maravilhosa”, descreveu a atriz.

Se recuperando de uma faringite, adquirida nas gravações do programa “Louco por Elas”, Glória Menezes brilhou em cena e foi recebida com uma festa surpresa depois da apresentação. Um bolo com o cartaz do espetáculo foi servido aos convidados junto com um coquetel. Acompanhada do elenco e da produção, a atriz gaúcha apagou as velas ao som de “Parabéns a você”. Ao seu lado também, a filha do primeiro casamento Maria Amélia e os netos Maria e Gustavo. “Minha vó é uma delícia de vó. A gente dá muita risada juntas. E ela me dá muitos conselhos também que eu procuro seguir na minha carreira”, contou a neta Maria Pugliese, que é cantora de música gospel.

No espetáculo dirigido por João Falcão, do texto original “Harold and Maude”, de Colin Higgins, com tradução de Millôr Fernandes, Glória Menezes interpreta Maude, uma jovem senhora que está prestes a completar 80 anos. Em sua primeira cena, a atriz aniversariante entra andando de joelhos. Envolvida com a história, a plateia aplaudiu a peça várias vezes no final das cenas. Em um dos momentos mais marcantes, a atriz canta uma música enquanto bate as palmas e o cotovelo em uma mesa. A cena mais esperada foi a que Glória e o ator Arlindo Lopes (33) se beijam apaixonadamente. Arlindo interpreta Harold, um rapaz de 20 anos que é obcecado pela morte. Harold e Maude se tornam grandes amigos e, depois, amantes, redescobrindo a vida em cada novo encontro.

53 anos de carreira e 49 de casamento

No ano de 1959, Glória Menezes estreou na TV no elenco de “Um lugar ao sol”, dirigido por Dionísio Azevedo. “Eu havia ganho um troféu de Melhor Atriz Revelação em um festival de teatro dirigido por Antunes Filho. Aí veio o convite da TV Tupi”, contou a atriz falando sobre o início de sua carreira.

No ano seguinte, em 1960, Glória atuou no filme “O Pagador de Promessas”, dirigido por Anselmo Duarte que, em 1963, concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Com Tarcísio Meira, Glória foi protagonista da primeira telenovela diária. Com roteiro de Dulce Santini, “2-5499” foi ao ar pela TV Excelsior.

“Não tenho a receita para um casamento como o meu. Se tivesse, eu estava milionária! Eu vivo o hoje, o dia a dia. O futuro a gente vai construindo com o presente”, disse a atriz casada com Tarcísio Meira desde 1963. Eles se conheceram dois anos antes nas gravações do teleteatro “Uma pires Camargo”, na TV extinta Tupi.

Ao longo dessas mais de cinco décadas, Glória Menezes deu vida a personagens inesquecíveis da televisão brasileira. Produções como “Irmãos Coragem” (1970), “Pai Herói” (1979), “Guerra dos Sexos” (1983), “Brega & Chique”(1987), “Rainha da Sucata”(1990), “Senhora do Destino” (2004) são alguns dos muitos títulos. Quando a peça “Ensina-me a viver” estreou em São Paulo, Glória Menezes estava gravando no Rio de Janeiro a novela “A Favorita”, escrita por João Emanuel Carneiro, mesmo autor de “Avenida Brasil”.

Nilcedes Souza Magalhães Sobrinho nasceu em 19 de outubro de 1935 na cidade de Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul. Aos seis anos, ela se mudou com a família para São Paulo, onde, adulta, cursou a EAD – Escola de Arte Dramática da USP. O nome Glória Menezes veio no início da carreira. Glória porque é uma palavra que existe em todas as línguas e Menezes em homenagem a sua descendência portuguesa. Juntas, as duas palavras somam 13 letras, um número que, segundo a atriz, “traz sorte”.

No próximo dia 27 de outubro, a peça “Ensina-me a viver”, completa 5 anos em cartaz e fica no teatro Imperator, no Rio, até o dia 25 de novembro. No elenco, além de Glória Menezes e Arlindo Lopes, estão Ilana Kaplan, Antônio Fragoso, Elisa Pinheiro, Verônica Valentin, Guilherme Siman, Walisson Souza e Jamil Kubruk. Há uma versão homônima para o cinema, de 1971, dirigida por Hal Ashby, com Ruth Gordon e Bud Cort nos papeis principais.

UOL Cursos Online

Todos os cursos