Grupo de negros acusa Luís Salém de racismo; ator diz que foi "mal-interpretado na abordagem"

Carla Neves

Do UOL, no Rio

  • Divulgação/TV Globo

    22.out.2012 - Luís Salém em cena de "Malhação"

    22.out.2012 - Luís Salém em cena de "Malhação"

O Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (IARA) registrou nesta quarta-feira (12) um boletim de ocorrência contra o ator Luís Salém na 6ªDP do Rio de Janeiro (Cidade Nova). Segundo o advogado Humberto Adami, diretor do IARA, Salém foi acusado de racismo por um grupo de negros. Em entrevista por telefone ao UOL, Salém disse que foi pego de surpresa ao saber do boletim de ocorrência. O ator admitiu ter usado a palavra "quilombo" ao se referir ao grupo de negros, mas disse que não teve a intenção de ofendê-los.

No último domingo, um grupo de oito negros estava em um restaurante perto do Sambódromo, depois do ensaio técnico das escolas de samba, quando o ator perguntou: "isso aqui é um quilombo?".

"A história chegou ao IARA por e-mail. Esse grupo formado por oito negros estava em um restaurante próximo ao Sambódromo quando o ator virou e perguntou se ali era um quilombo. Segundo os quatro que prestaram queixa nesta quarta, ele começou a fazer piadas e gracejos. Salém virou para um deles e disse: ‘você é preto e feio. Vai estudar e se formar sem cotas’. Parece que ele estava embriagado", contou o advogado Humberto. Salém estava acompanhado por três pessoas, entre elas dois alemães.

Ainda segundo o advogado, outros clientes que estavam no restaurante escutaram o que o ator disse ao grupo e se ofereceram para ser testemunhas. Humberto explicou que depois que é registrado o boletim de ocorrência, instaura-se o inquérito penal e o delegado pode chamar as testemunhas.

"E aí pode resultar na ação penal por crime de racismo ou de injúria racial, conforme o enquadramento que o delegado ou o promotor derem. O Salém também deve ser chamado para depor. Se ele for enquadrado for racismo, o crime é inafiançável. Se for por injúria racial, pode prestar fiança. Essas denúncias são importantes para que isso não se repita e outros ofensores raciais sejam reprimidos e intimidados", argumentou. 

A assessoria de imprensa da polícia civil confirmou que foi registrado um boletim de ocorrência na 6ªDP do Rio de Janeiro (Cidade Nova). Segundo os agentes da delegacia, o grupo alegou que o ator passou por eles no domingo, no Sambódromo, durante o ensaio técnico das escolas de samba, usando frases de tom racista ao se direcionar a eles. O caso está sendo investigado.

Outro lado

Em entrevista ao UOL, Salém garantiu que tudo não passou de um mal-entendido. "Estava com alguns amigos no Sambódromo, assistindo ao ensaio técnico da Rocinha. Na saída, caminhamos para pegar um táxi e vi um grupo de negros que achei superinteressante. Na verdade, minha aproximação não foi para ofender. Nunca tive a intenção de me aproximar para ofender. Infelizmente, fui mal-interpretado na abordagem. Não achei que a palavra quilombo fosse agressiva e que pudesse criar tanta celeuma", lembrou.

Questionado se estava embrigado e se tinha chamado alguém de "preto", "feio" e mandado "estudar e se formar sem cotas", Salém disse que foi um mal-entendido e que quer esclarecer tudo o quanto antes. "Falei no meio da conversa, no calor da conversa. Mas tudo vai ser esclarecido. Não adianta mais eu ficar falando. Lamento e quero esclarecer".

Salém disse que está muito triste com a situação, já que é uma pessoa sem qualquer tipo de preconceito. "Jamais queria que isso acontecesse. Quem me conhece e acompanha sabe que sou um ator que me presto a fazer os papéis mais variados possíveis. Não sou uma pessoa preconceituosa. Sou terminantemente contra qualquer tipo de discriminação. Foi um mal-entendido. Só desejo que isso seja esclarecido. E estou aberto para esclarecer, inclusive com essas pessoas", afirmou.

UOL Cursos Online

Todos os cursos