Famosos homenageiam Dona Canô e Caetano agradece a solidariedade

Do UOL, em São Paulo

  • Edson Ruiz / A Tarde / Folha Imagem.

    Set. 2009 - Aniversário da Dona Canô de 99 anos, em Santo Amaro

    Set. 2009 - Aniversário da Dona Canô de 99 anos, em Santo Amaro

A assessoria de Caetano Veloso, filho de Dona Canô, escreveu no Twitter que agradece a solidariedade de todos no momento da morte de sua mãe e pede que os fãs enviem palavras de conforto na página do cantor no Facebook: "Caetano agradece a solidariedade". O comunicado continua: "Quem quiser deixar mensagem para Caetano neste momento pode mandar também para a fan page dele 'FALA CAETANO'. Obrigado a todos pelo carinho."

Ainda de acordo com a assessoria , via rede social, todas as mensagens serão entregues ao músico.

Em depoimento ao UOL, a cantora Daniela Mercury falou sobre Dona Canô: "Dona Canô acolheu, iluminou, e inspirou a todos que a conheceram pessoalmente ou que apenas ouviram falar de sua liderança e representatividade. Ela fez da sua comunidade uma extensão de sua família extraordinária. Uma mulher que sabia de sua grandeza, sua força e sua nobreza. Mulher de fé, de alma complexa e vasta, cheia de energia e convicções, generosa, doce e forte". Daniela gravou a canção "Dona Canô", composta por Caetano.

Veja a repercussão da morte de Dona Canô nas redes sociais:

"D.Canô, como Charlie Chaplin, morreu no dia do Natal. Tudo dela é lindo! Q nossa rainha @ Brasil de Dona Canô" (Paula Lavigne - produtora de cinema e musical, ex mulher de Caetano)

"Nosso Natal ficou mais triste, perdemos Dona Canô. Uma mulher rica de coragem, principalmente a coragem de ser feliz, como ela mesma gostava de dizer.  Construiu uma família em torno do amor pela cultura, pela Bahia e pelo Brasil, expresso no talento de seus filhos, entre eles Caetano Veloso e Maria Bethânia. Sua alegria de viver e sua lucidez conquistaram  o coração dos brasileiros. Transmito meu sentimento de pesar aos familiares de Dona Canô e aos filhos e filhas de Santo Amaro da Purificação, que hoje perderam sua maior divulgadora e fã. Dona Canô, mulher forte e sábia, nos deixa muita saudades." (Dilma Rousseff, Presidenta da República Federativa do Brasil)

"Dona Canô foi um exemplo de mulher, de mãe e uma referência de sabedoria e generosidade para sua família, para Santo Amaro da Purificação, para a Bahia e  para o Brasil. Para nós foi também uma grande amiga, da qual sempre lembraremos com muito carinho. Nesse dia de Natal marcado pela tristeza de sua partida, estendemos nossa solidariedade a seus familiares e amigos." (Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente, e Marisa Letícia)

"Cercada de amor e religiosidade, dona Canô simbolizou a família e a fé inquebrantável. Da sua Santo Amaro da Purificação, representou a simplicidade e grandeza de espírito do povo baiano. Bethânia e Caetano são hoje a síntese da força desta grande mulher. Para toda família Veloso e brasileiros, uma perda sentida." (Marta Suplicy, ministra da Cultura, em nota oficial)

"Em meu nome e de todos os baianos, presto solidariedade à família desta grande mulher, que representou o que a Bahia tem de melhor, um símbolo de força, doçura e coragem" (Jaques Wagner, Governador da Bahia)

"Foram 105 anos encantando a Bahia. Presto solidariedade a toda família Veloso, um dos maiores símbolos da riqueza cultural do nosso estado. A Bahia amanheceu mais triste e o céu muito mais alegre com a chegada de Dona Canô" (ACM Neto - Prefeito eleito de Salvador)

"D.Canô: Sol do recôncavo,mulher daquelas que exuberam,que iluminam,que se comprometem,que amam intensamente e inspiram... A música que canto pra D.Canô é de autoria de Neguinho do samba, eles são luz e samba.Samba de roda da vida que volta ao começo." (Daniela Mercury, cantora)

"Dona Cano era uma amiga . Uma Pessoa forte com palavras sempre de forca e de amor . Eternamente vou lembrar de seus conselhos de seu amor. Um exemplo de vida e dignidade. Mãe da Bahia #DonaCano! ! !" (Marcio Victor, vocalista do grupo Psirico)

"Esse sorriso lindo agora brilha no céu, que o Sr. Jesus conforte nesse momento tão doloroso os corações da família Veloso. #DescansaempazDonaCanô" (Xanddy, vocalista do Harmonia do Samba)

"A Bahia e o Brasil choram essa grande perda! Jesus recebe de braços abertos a matriarca da família Veloso. Deus conforte todos nós em especial a família. #DescansaEmPazDonaCanô". (Carla Perez, apresentadora)

"Ela era assim, primeiro a reverencia -Benção minha Tia, ela respondia - Deus lhe abençoe minha Pretinha, depois era só bobagem e muita gargalhada!! O próprio menino Jesus veio buscar a Senhora, que poder com Deus, mandou seu filho levar esse anjo pro Céu!! Descanse minha Tia!! Te amaremos Pra sempre!!". (Preta Gil, cantora)

"Queria deixa aqui meu carinho a todas as gerações da família Veloso. E minha admiração pelos 105 anos de lucidez e sabedoria de Dona Canô." (Luciano Huck - apresentador)

"Em nossas referências, Dona Canô é e sempre será a mãe. Um exemplo." (Leo Jaime - cantor)

"Como fã de Bethânia, e apegada à mãe como só ela, imagino q o sofrimento do luto seja grande, e q ela deva cantar muito no velório, p/a mãe." (Dr. Marcelo - ex-BBB)

"Dona Canô, 105 anos...fez sua passagem no dia de Natal...Descanse em Paz! Um beijo na família!" (Fernanda Paes Leme - atriz)

"Dona Canô, um pouco mãe de todos nós"  (Gloria Perez - autora de novelas)

":( Natal Triste" (Malga di Paula, viúva do humorista Chico Anysio)

"Descanse em paz, Dona Canô" (Jair de Oliveira - cantor)

"Uma estrela no céu acaba de brilhar: Dona Canô. 105 anos de sabedoria. Meu carinho aos familiares" (Eliana, apresentadora)

"105 anos de vida plena, mãe de dois gênios da nossa MPB... Dona Canô foi recebida com honras de chefe de Estado lá no céu." (Aguinaldo Silva, autor de novelas)

"Dona Canô deixou todos nós em luto. Ela significava muito para o teatro, uma matriarca. Aos poucos, foi se desprendendo de nós para amenizar o nosso sofrimento com sua ida." (Virginia Monteiro, coordenadora do Teatro Dona Canô, por telefone)

"Vai com Deus, minha linda!" (EdiCity, cantor baiano)

"Dona Canô morreu... Mas viveu bem e deu, aos brasileiros, seus filhos artistas talentosos que nos deram um sentido de nós #RIPDonaCanô. Tenho o privilégio de ter conhecido pessoalmente Dona Canô e de ter testemunhado sua nobreza 'santoamarense' e seu amor à vida e à família. O Tempo, o melhor amigo de Canô, deu-lhe prazer legítimo e o movimento preciso, de modo que seu espírito só espalhou benefícios por aqui..." (Jean Wyllys, deputado federal) 

"Meus sentimentos @falacaetano pela passagem de D.Cano. Maezinha querida de todos nos. Com Deus Luz". (Tom Cavalcante, humorista)

"Dona Canô, que exemplo de mãe, mulher e ser humano incrível. Partir no Natal é poético, meu carinho a família". (Gaby Amarantos, cantora)

"Santo Amaro da Purificação, e todos nós baianos damos adeus a esse exemplo de mãe, de vida, de sabedoria da nossa querida D. Canô. E que suas ultimas palavras no nosso ultimo encontro vão ser sempre lembradas em todos os momentos da minha vida. Fica com Deus". (Carol Magalhães, apresentadora e modelo)

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos