Gérard Depardieu obtém cidadania russa para fugir de impostos

Da EFE

  • Divulgação

    O ator francês Gérard Depardieu em cena do filme "Mamute"

    O ator francês Gérard Depardieu em cena do filme "Mamute"

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, concedeu cidadania russa ao ator Gérard Depardieu. O ator havia manifestado seu desejo de renunciar ao passaporte francês pela decisão do governo de François Hollande de aumentar para 75% os impostos sobre a renda dos mais ricos.

Segundo o Kremlin informa nesta quinta-feira, Putin assinou o decreto de concessão do passaporte russo, em virtude do artigo 89 da Constituição do país. Depardieu, nascido na França em 1948, deu vida a personagens como Obelix, Cyrano de Bergerac e Martin Guerre.

Putin já havia garantido em dezembro a expedição de um passaporte russo ao artista francês, caso ele decidisse definitivamente renunciar a sua cidadania original, embora tenha destacado que "ele [Depardieu] se considera francês".

"Ele se considera europeu e cidadão do mundo. Mas ama muito seu país, sua cultura, e a vive. Tenho certeza de que agora não está em um bom momento, mas isto passará", ponderou. Putin acrescentou que os artistas são pessoas com "um espírito especial" e que "é fácil ferir seus sentimentos".

A princípio, o Kremlin havia entendido como piada as afirmações de Depardieu que, segundo o jornal "Le Monde", disse que o presidente russo havia lhe enviado um passaporte.

O ator, de 64 anos, anunciou há algumas semanas a mudança de sua residência fiscal para a cidade belga de Néchin, a cerca de um quilômetro da fronteira francesa.

Sua decisão foi tachada de "lamentável" pelo primeiro-ministro francês, Jean-Marc Ayrault. Depardieu reagiu anunciando sua vontade de renunciar à nacionalidade francesa.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos