"Não vou passar a vida fazendo filmes com ele", diz filha de Renato Aragão

Renato Damião

Do UOL, no Rio

  • André Lobo/UOL

    Lívian Aragão posou com exclusividade para o UOL no estúdio de sua mãe, Lílian

    Lívian Aragão posou com exclusividade para o UOL no estúdio de sua mãe, Lílian

A frase que Lívian Aragão mais ouve nas ruas é: "Nossa, como você mudou! Como está grande!". Pudera, filha de Renato Aragão, ela começou a participar dos filmes do pai ainda bebê e não parou mais. "Meu pai me achava bonitinha e me colocava lá. Só com seis, sete anos comecei a tomar gosto pela coisa", contou Lívian ao UOL.

Agora, aos 13 anos, ela se prepara para alçar voo longe das asas de Renato. Em "Flor do Caribe", próxima trama das seis da Globo, Lívian será Marizé, uma jovem "madura para a idade" que mora em uma ilha de pescadores com os pais e o irmão. "Estou ansiosa, mas estrear com o Jayme me deixa mais tranquila", garantiu, referindo-se ao diretor, Jayme Monjardim, responsável pelo convite. "Ele [Jayme] disse que a minha primeira novela teria que ser com ele".

Eu nunca vou deixar de ser filha dele, mas profissionalmente nós temos que nos desgrudar. Eu não vou passar a minha vida fazendo filmes com ele

sobre a carreira

Há seis anos a atriz trabalha com uma coach --que ajuda na preparação de atores-- e, no final de 2012, chegou a passar três meses estudando teatro, dança e canto em uma escola em Nova York. "Foi uma experiência ótima e consegui ganhar um bom papel", explicou ela. Os pais --Renato e Lílian-- dão força, mas nem sempre foi assim. "No começo meu pai foi contra, me achava nova, agora ele está vendo que estou mais independente".

Independência é palavra-chave para a carreira de Lívian. Segundo ela, é preciso "desgrudar do pai". "Eu nunca vou deixar de ser filha dele, mas, profissionalmente, nós temos que nos desgrudar. Eu não vou passar a minha vida fazendo filmes com ele. Eu preciso ter a minha carreira, a minha vida", afirmou.

A jovem atriz pretende, inclusive, se manter longe das comédias. "Eu nasci nesse meio da comédia, mas acho que nunca faria comédia", declarou. "As pessoas na escola acham que eu sou maluca, eu sou a palhaça do grupo. Se tornou uma coisa natural, eu sou engraçada", ponderou.

"Meu pai gosta de escutar música eletrônica comigo"

Lívian disse que a relação com Renato Aragão está longe de ser daquelas nas quais filhos têm vergonha dos pais. "Meu pai tem uma visão muito moderna das coisas. Ele ouve música eletrônica comigo, sabe opinar na hora que eu compro uma roupa e me ensina várias coisas sobre cinema", contou.

O mesmo acontece com a mãe que, de acordo com a atriz, é a preferida dos amigos. "Meus amigos adoram a minha mãe. Eles vão à minha casa e só querem conversar com ela", revelou, aos risos.

Meu pai tem uma visão muito moderna das coisas, ele ouve música eletrônica comigo

sobre Renato Aragão

Um dos passatempos de Lívian é assistir aos vídeos do programa "Os Trapalhões" pela internet. "Morro de rir, eles eram muito bons e adoro ver como era meu pai mais novo", ressaltou ela, que é ainda fã de Demi Lovato e de Anne Hathaway, mas cuja influência mesmo é Renato. "Meu pai acaba sendo minha grande referência por estar perto de mim, não teria como ser diferente".

Para ela, um dos motivos de grande orgulho é a dedicação de Renato ao projeto Criança Esperança. "Meu pai é uma pessoa que não pensa só nele, mas em todo mundo, das pessoas aos animais e plantas. Isso sempre me ajudou a não ter o nariz empinado".

Quando indagada se, por ser a filha caçula, sofre com ciúmes, Lívian ponderou: "É um ciúme normal, nada controlador. Ele só exige pontualidade, porque meu pai é muito pontual". Sobre namorados, a atriz ainda não pensa no assunto. "Tenho muito amigos meninos, mas prefiro passar o resto da vida sem namorado a não ter amigos", finalizou.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos