Como Britney, Bieber entrou em fase rebelde depois de fim de namoro

Do UOL, em São Paulo

Ao protagonizar uma série de confusões nos últimos meses, Justin Bieber tem arruinado os esforços empregados por seu time de mentores para construir sua imagem de "bom menino".

Iniciativas como a biografia "Justin Bieber: Primeiro Passo Para a Eternidade" e o filme "Never Say Never", que exaltavam a boa índole do garoto obediente à mãe, parecem não fazer mais efeito já que, aos 19 anos, Bieber se converteu em uma das celebridades mais rebeldes da atualidade.

Se nos bastidores mostrados em "Never Say Never" o empresário Scooter Braun achava que o maior problema com o qual tinha que lidar era a insistência de Bieber em comer fast food em vez de ter refeições saudáveis, hoje em dia, o produtor tem precisado contornar crises cada vez maiores.

Desde agosto de 2012, Bieber protagonizou brigas públicas com a namorada Selena Gomez, apareceu em uma foto fumando um cigarro que seria de maconha, desmaiou e vomitou no palco, atrasou shows, cancelou uma apresentação, xingou e tentou agredir fotógrafos, dirigiu imprudentemente e foi processado por um ex-segurança sob acusação de humilhação.

Disfarces

  • Para fugir dos paparazzi, Britney usava uma peruca rosa ao andar pelas ruas. Seguindo os passos da estrela pop, Justin Bieber adotou uma máscara de gás para se esconder dos flashes fotográticos

Coincidência ou não, a derrocada do astro teen parece ter começado justamente no ponto em que seu namoro com Selena entrou em colapso.

Nesse sentido, a vida pessoal de Bieber se assemelha à de outra estrela pop, a cantora Britney Spears, que foi de namoradinha do mundo à figura certa nas manchetes de tabloides e jornais de fofoca.

Depois de emplacar sucesso após sucesso nas paradas musicais, Britney começou a enfrentar problemas em 2006 quando se divorciou do marido, o dançarino Kevin Federline.  Pouco depois, a cantora foi fotografada com a cabeça raspada e atacando o carro de um fotógrafo a golpes de guarda-chuva.

Antes de dar a volta por cima e recolocar a carreira nos trilhos, Britney ainda passou por clínicas de reabilitação e enfrentou acusações da família de que não era capaz de cuidar dos próprios filhos.

Inevitavelmente comparado a Britney ou a outros astros adolescentes que se transformaram em garotos-problema, Bieber usa sua conta no Twitter - seguida por mais de 36 milhões de pessoas - para dar explicações.

Há algumas semanas, ele se irritou com a imprensa por ter sido comparado com Lindsay Lohan e acabou ofendendo a atriz. Na sequência, pediu desculpas aos fãs, acusou a mídia de inventar notícias sobre sua vida e minimizou as consequências de seus atos, dizendo: "Sou humano, vou cometer erros, vou crescer e melhorar com eles".

Christina Aguilera, outra artista pop que amadureceu sob os holofotes, direcionou conselhos à Bieber durante uma entrevista. "É difícil crescer diante das câmeras", afirmou a cantora ao site Hollyscoop. "Quando fica mais velho, você aprende a ter momentos reservados, a ficar longe da fama para procurar inspiração artística, rejuvenescer e se renovar".

Também em entrevistas recentes, Bieber falou sobre a possibilidade de dar um tempo na carreira. "Estou descobrindo o que vou fazer ainda. É isso o que você faz aos 19 anos, certo?".

Pelo menos no discurso, Bieber mostrou estar consciente dos ônus que a fama continuará lhe proporcionando. "Agora que estou por cima, há só um caminho a percorrer e é para baixo. Isso me dá a motivação para permanecer no topo e continuar insistindo".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos