Cissa Guimarães inaugura túnel com nome de seu filho no Rio

Rodrigo Teixeira

Do UOL, no Rio de Janeiro

Na madrugada desta quinta-feira (11), a atriz Cissa Guimarães, seus filhos Thomaz e João Velho, amigos e familiares, homenagearam Rafael Mascarenhas, que agora dá nome ao túnel Acústico da Gávea, onde foi atropelado em 20 de julho de 2010 e morreu.

"Uma homenagem, mas acima de tudo um ensinamento para todos nós. A inauguração do túnel Rafael Mascarenhas acima de tudo nos ensina a ter respeito, amor por nós mesmos e pelo outro", afirmou a atriz, que para inaugurar a placa que dá nome ao túnel subiu em um caminhão da prefeitura. Ela ainda brincou. "Eu sou baixinha, mas eu consigo". Ela ainda contou com a ajuda de seu filho João Velho para tirar o plástico preto que cobria a placa.

"E a memória disso é que vai nos lembrar dessa perda irreparável minha, de todos os amigos, familiares. Mas também para toda a cidade do Rio de Janeiro, uma memória do que houve ali, para a gente não esquecer, nem aqui nem lugar nenhum. Não só nesse túnel, não só nesse bairro, não só nessa cidade. Essa falta de respeito e solidariedade não pode se repetir", reivindicou Cissa.

Thomaz Velho, filho de Cissa, disse que o momento era de reflexão e uma boa hora para se lembrar de Rafael. "É uma homenagem, de carinho, de respeito, um ciclo que se fecha. Fizemos uma placa simples só para simbolizar, uma homenagem. Tudo com muita simplicidade". E completou dizendo que não queria falar sobre o processo que corre na justiça, devido à morte de seu irmão. "Não gostaria de falar sobre isso hoje".

João Velho disse que a homenagem é uma vitória para sociedade, "Hoje definitivamente não é uma homenagem ao Rafael, é uma vitória da sociedade. Essa história não pode ser esquecida", afirmou ele, que ainda defendeu que o caso de seu irmão deve ser julgado pelo tribunal do júri.

O advogado da família Técio Lins e Silva, relatou que o processo que investiga os responsáveis pela morte de Rafael se encontra na Justiça do Rio, em uma vara criminal. "O processo aguarda para se verificar se ele vai a júri (onde a decisão cabe a um colegiado de cidadãos) ou se vai ao juiz "togado" (onde a decisão cabe a um magistrado). O julgamento eu acredito que deva ocorrer muito brevemente".

Rafael foi homenageado com um tributo feito por seus amigos da banda "The Got Fellas". O Músico Felipe Archer, 22, descreveu bem a homenagem: "O "Rafa" tocava guitarra e também fazia "backing vocal", essa homenagem é bem aberta, tocamos o que veio na mente, foi mais instrumental, os acordes que ele mais curtia e a galera que queria participar de qualquer forma teve sua vez", explicou.

Relembre o caso

Rafael Mascarenhas, filho da atriz Cissa Guimarães e do músico Raul Mascarenhas, morreu no dia 20 de julho de 2010, no Rio de Janeiro. Ele foi atropelado por um motorista que trafegava no Túnel Acústico, na Gávea, zona sul, na pista sentido Gávea. Naquele momento, o túnel estava interditado para manutenção e Rafael estava andando de skate.

Rafael chegou a ser operado, mas não resistiu aos ferimentos. Ele sofreu politraumatismo na cabeça, no tórax, nos braços e nas pernas. Rafael era irmão por parte de pai da cantora Mariana Belém. Cissa é mãe ainda de Thomás e João.

Em março de 2012, Cissa chegou a inaugurar uma pista de skate em Saquarema, região dos lagos do Rio, em homenagem a Rafael.

Túnel foi interditado para homenagem

Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro, o Túnel Acústico Rafael Mascarenhas, foi interditado no sentido Barra da Tijuca devido a homenagem dentro da galeria. Os motoristas que seguiam para a Barra da Tijuca foram orientados a acessar o retorno, seguir pela Avenida Padre Leonel França, Avenida Visconde de Alburquerque e Avenida Niemeyer.

A CET-Rio estava no local, simpática Cissa tirou foto com os agentes de trânsito, durante a homenagem não houve retenções no trânsito na localidade. Por volta das 3h 35 o túnel foi liberado para o tráfego.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos