Paloma Bernardi revela semelhanças com vilã de novela ao responder a internautas
Ana Cora Lima
Do UOL, no Rio
-
Raphael Dias/TV Globo
Rosângela foi a primeira vilã de Paloma Bernardi em sua carreira
Se a intenção de Paloma Bernardi foi transformar sua vilã linda e perigosa em um personagem adorado no decorrer de "Salve Jorge", a atriz conseguiu acertar o alvo. A Rosângela da trama de Glória Perez sai de cena nesta sexta-feira (17) com um final não tão feliz - vai ser presa ao tentar desembarcar no Brasil - mas ilesa daquele pensamento vingativo tão comum dos telespectadores a antagonistas: "teve o que mereceu!" Paloma conquistou o público ao provar que mocinhas românticas e sonhadoras sempre são bem-vindas, mas nada como uma garota má para revelar outras nuances e facetas da jovem atriz.
Aos 28 anos, a agora ruiva Paloma confessa que se sente uma "menina mulher", uma mistura de sua personagem atual com a meiga Mia, que interpretou em "Viver a Vida". Namorada há um ano e quatro meses do ator Thiago Martins, ela sonha em casar e ter filhos, mas ainda não sabe se será com o colega de profissão. Paloma também admite que tem propostas de novos trabalhos, mas ainda não fechou nada. Essas e outras revelações, a atriz contou aos leitores do UOL na última semana de gravação de "Salve Jorge".
1-Afinal, beleza é fundamental ou não no meio artístico?
(Pergunta: Ivanilton Silva )
Paloma: A beleza pode ajudar sim na conquista de um trabalho, mas não é tudo. E ao mesmo tempo pode dificultar um pouco o processo, pois você tem que provar duas vezes que é capaz de enfrentar certo desafio profissional. Na verdade, não acredito que a beleza seja fundamental...vejo isso desse jeito tão ferro e fogo, logo, não há o que administrar neste sentido. Vejo a beleza de forma subjetiva... Tantas coisas para um são feias e para outros, lindas... A Monalisa, retratada por Da Vinci é o exemplo clássico! Veja o que foi Frida Kahlo, que a olhos frios, era considerada feia, no entanto, chama a atenção do grande Diego Rivera e do mundo, mesmo tendo suas debilidades físicas, devido a poliomielite e do acidente horrível que sofreu, e, hoje, há muitos a acham linda. Independente se é bela ou não, é respeitada e lembrada pela sua arte, sua criatividade, sua personalidade... isso é relevante e eterno!
2- Gostaria de saber se você já recebeu convite e se pretende posar para uma revista masculina?
(Pergunta: Rodrigo Renato de Almeida)
Paloma: Já recebi e já neguei! Mas, dentro de um contexto artístico, o qual o personagem exigisse o nu, eu toparia. Acho que não pode haver limitações para contar uma boa história.
3 - Com foi interpretar um papel totalmente diferente dos seus anteriores. Rosângela é uma garota esperta, ambiciosa e que não ligava muitos para os meio legais, enquanto as suas outras personagens eram meninas frágeis, românticas e sonhadoras?
(Pergunta: Laura Carneiro)
Paloma: Foi incrível. Estou envolvida com o tema "tráfico humano" desde maio passado. Assisti muitos filmes, participei de palestras com mulheres traficadas, visitei casas noturnas, conheci o cotidiano das prostitutas e li muitos livros sobre o tema. Também fiz laboratórios com o elenco da novela e tive acompanhamento particular do preparador Sergio Penna. Mergulhei fundo e consegui colocar em prática tudo que estudei. Graças a Deus, a sintonia (elenco, produção e,direção) foi total. Rosângela foi um presente! Só agradeço a confiança! Eu acho que cada trabalho tem seu tempo e sua hora. Abraço de coração todas as oportunidades. Fui muito feliz com todas as personagens que me foram confiadas até hoje e daqui por diante não será diferente. Obviamente que uma das maiores alegrias do ator é ter espaço, fazer personagens de A a Z. O nervosismo virá sempre em qualquer trabalho! Se o frio na barriga passar um dia, não terá mais graça! Adorei a ideia de me ver mais sensual, um pouco maldosa...com diversos nuances dentro de uma personagem só!
4 - Gostaria de saber como você se sente sendo desejada por muitos homens e invejada por muitas mulheres?
(Pergunta: Lourita Carvalho)
Paloma: Confesso que não sinto de perto esse desejo dos homens e essa inveja das mulheres! Sinto um carinho, admiração, reconhecimento do público de modo geral.
5 - Como você vê a contribuição que uma novela dá a sociedade quando aborda temas problemáticos. Em "Salve Jorge", por exemplo, a questão central foi a exploração sexual ?
(Pergunta: Pablo Vigatto)
Paloma: A contribuição é muito grande! A novela é o maior vício do povo brasileiro e poder levar conhecimento para o público é uma grande responsabilidade e uma grande chance de fazer uma sociedade melhor, mais inteligente, mais segura e mais atenta. Eu acho que se de fato houvesse interesse dos governantes de cada país, se houvesse uma união mundial para "limpar" a Terra; o que gastaram e gastam o absurdo de dinheiro com a tal experiência para povoar Marte (aos que viram a reportagem, sabem a que me refiro), poderia ter sido revertido em estrutura, em Leis contra crimes, no sentido de que quem os cometesse, fosse expurgado para lá!rs Nesse trabalho, falando especificamente sobre o tráfico humano, foi muito chocante pra mim! O impacto de saber que isso não são casos raros, que não acontece só na ficção, causou me uma tremenda indignação... Como pode um ser humano agir assim com seu próximo!? Como mulher me senti machucada só de saber o que acontece de fato nesse mundo da escravidão sexual... Como podemos deixar isso acontecer?!
Como atriz, faço questão de levantar a bandeira sobre essas causas e espero que a televisão continue sendo também uma forma de educação, alerta e denúncias.
6 - O que exige mais de uma atriz : interpretar uma vilã ou uma mocinha?
(Pergunta: Marcia Siqueira)
Paloma: Ser vilã é muito bom, pois podemos fazer em cena coisas que nunca faria na vida. Mas acredito que todo trabalho que faço exige muito!!! Seja mocinha ou vilã, o próximo será sempre um desafio! (rs) São desafios e caminhos diferentes. São maneiras diferentes de interpretar que, no fundo, cada personagem tem sim as suas dificuldades por mais simples que pareça ser.
7- Gostaria de saber se a ''Paloma Bernardi'' é mais Mia (de "Viver a Vida") ou Rosângela, se é sensual ou mais meiga? Qual se parece mais com sua personalidade? Ou você é uma ''mistura'' das duas?
(Pergunta: Caio Felipe Ono Barueri)
Paloma: Eu posso dizer que sou uma mistura das duas...uma menina mulher!
8– Acho você bem parecida com a falecida cantora Maysa. Vc canta? Já pensou em cantar e qual seria o seu repertório?
(Pergunta: Vitor Adissi)
Paloma: Nossa, que privilégio saber que me achas parecida com ela, que foi um grande ícone artístico e de beleza! Mas nunca pensei em ser cantora!! Posso dizer que como atriz interpretaria feliz uma cantora como Maysa.
9- Se você recebesse um convite para interpretar um personagem que vai contra o que você acredita, como seria a sua preparação, qual seria o seu desafio?
(Pergunta: Telma Parente)
Paloma: Mesmo contra, meu ofício é interpretar!! Deixaria bem claro a minha opinião sobre a personagem, mas mergulharia de cabeça para dar vida aquela história! Assim foi com a Rosangela...
10- Como você lida com o assédio dos fãs? O que mais te incomoda?
(Pergunta: Edinaldo Oliveira)
Paloma: Adoro o reconhecimento do público! É muito bom sentir de pertinho o carinho, a admiração de todos! Sinto que como pessoa sou exemplo para muitos e como profissional tenho atingido o meu objetivo que é emocionar, dar vida através da arte. O que me incomoda um pouco é a falta de privacidade em alguns momentos.
11- Por ser uma mulher muito bonita e famosa, é difícil escolher um namorado ideal?
(Pergunta: Wagner Paulo)
Paloma: Acho que as pessoas se afastam um pouco. Elas têm medo de se aproximar de nós do meio artístico, mas posso dizer que somos seres humanos como todos. Somos todos iguais e acredito que o namorado ideal quando tem que aparecer, ele aparece independente de profissão.
12 – Você sonha em casar de véu e grinalda? E esse casamento seria com o Thiago Martins?
(Pergunta: Gabriela Souza)
Paloma: Sonho em casar sim...ter filhos! Mas ainda é cedo pra dizer quando e como será!
13 -Qual seria o grande sonho da sua vida?
(Pergunta: Rodrigo Fonseca)
Paloma: Meus sonhos tenho os vivido no presente! Graças a Deus tudo que desejei artisticamente tem se realizado. Em breve quero fazer cinema e posso garantir que está muito próximo de acontecer!
14- E quais os seus projetos para depois da novela 'Salve Jorge"?
(Pergunta: Paula de Cássia Cardoso Bonifácio)
Paloma: Vieram ótimas propostas de projetos para o teatro e o cinema por causa de "Salve Jorge". Agora que acabaram as gravações, vou conseguir lê-los com a atenção que todos merecem e aí se poder escolher, estudar.