Famosos criticam aprovação de projeto da "cura gay"; veja repercussão

Do UOL, em São Paulo

  • André Lessa/UOL

    A cantora Daniela Mercury foi uma das famosas a criticar o projeto da "cura gay"

    A cantora Daniela Mercury foi uma das famosas a criticar o projeto da "cura gay"


A aprovação do projeto da "cura gay" na Comissão de Direitos Humanos da Câmara, presidida pelo pastor Marco Feliciano (PSC), foi alvo de muitas críticas entre os famosos nas rede sociais.

A proposta, aprovada na última terça-feira (18), permite aos psicólogos promover tratamento com o objetivo de curar a homossexualidade, revogando assim resolução instituída em 1999 pelo Conselho Federal de Psicologia. A OMS (Organização Mundial de Saúde) deixou de considerar a homossexualidade doença em 1993.

A cantora de axé Daniela Mercury, que neste ano assumiu um relacionamento com a jornalista Malu Verçosa, foi uma das primeiras a criticar publicamente a aprovação em seu Twitter: "Cura gay aprovada pela deslegitimada Comissão dos Direitos Humanos. Um absurdo!! Tantos problemas no país e a comissão reitera sua HOMOFOBIA!"

Na última edição da Virada Cultural, Daniela defendeu que Marcos Feliciano, "tinha que sofrer impeachment" e chamou de "inadmissível o que está acontecendo". Ela também e apresentou na Parada Gay de São Paulo.

A funkeira Valesca Popozuda ficou indignada com a proposta "Cura Gay? Que absurdo, tem que curar quem inventou uma idiotice dessas!! Curar político e pastor ladrão ninguém quer né? Isso eles não se preocupam", escreveu.

Para a cantora, é o deputado Feliciano quem deveria se curar. "O Marcos Feliciano tem que curar essa ignorância dele, esse coração pesado, como uma pessoa dessas é pastor? Porque tanto ódio?"

No Instagram, Gaby Amarantos criticou o pasto e o acusou de se aproveitar do momento político pelo qual o país passa, com várias manifestações. "Claro que o 'nosso' presidente da comissão dos direitos humanos ñ poderia perder a chance de se oportunizar da situação e atrair os holofotes pra ele!".

O ator Bruno Gagliasso, que participou dos protestos da última segunda-feira no Rio de Janeiro, lamentou que o projeto tenha sido aprovado em um momento de mobilizações. "Depois de ontem [segunda] ler isso... Muito triste", escreveu no Instagram.

Na rede social de fotos, o artista ainda publicou uma foto com um cartaz escrito "liberdade não tem cura", convocando homossexuais para se juntarem à passeata que acontecerá no Rio na próxima quinta.

A cantora Roberta Miranda fez vários questionamentos: "E a CURA para o mau caráter? A CURA para machão que DA na rua e se vinga da MULHER!! E a CURA dos mentirosos que iludem o povo que o colocou no poder.. E a CURA , daqueles que não são solidários com quem morre de FOME. Cadê a cura de quem acha que o povo é IDIOTA.. Cadê a CURA daqueles que olham e não exercitam o que chamamos de RESPEITO!!!"

"Sabemos que são poucos que honram sua palavra.. Ora!! Precisamos sim da CURA dos enfermos que são jogados nos corredores de hospitais sem dignidade alguma. Etc..etc... Etc.. Mais um pouco vou ter que pedir licença para entrar na minha PRÓPRIA casa", finalizou.  

Rodrigo Andrade, o Daniel de "Amor à Vida", foi outro a direcionar críticas ao deputado. "Senhor Dep. @MarcoFeliciano e demais, vocês deveriam tentar achar cura da imbecilidade de vocês isso sim! Você é da comissão dos DIREITOS HUMANOS seu boçal, vai resolver assuntos importantes e relevantes para o Brasil".

O ator destacou que é evangélico, mas não compactua com "falsos profetas". "Sou a favor do amor, da fé e Deus acima de tudo. Que fique CLARO isso! Frequento igreja evangélica, só não deixo me levar por falsos profetas".

Veja o que outros famosos falaram da "cura gay"
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos