Justiça suíça nega acesso de ex de Shakira a contas da cantora

Do UOL, em São Paulo

O ex-namorado de Shakira, Antonio De La Rua, pediu a um juiz o acesso a uma das contas de banco da cantora, mas teve o pedido negado por um juiz de Genebra, na Suíça, de acordo com a agência Associated Press.

De La Rua, filho do ex-presidente argentino Fernando De La Rua, alegou que deveria ter acesso a uma das contas de Shakira porque é lá onde estão os lucros obtidos das parcerias de negócios dos dois. O casal ficou junto entre os anos de 2000 e 2010.

Em documentos datados de 17 de junho e obtidos pela agência, o juiz responsável pelo caso disse que Shakira é a única dona da conta e que não há evidências de um suposto acordo profissional entre ambos.

De La Rua sustentava ter estabelecido um contrato verbal com a cantora para que os dois seguissem trabalhando juntos mesmo após o término. Mas o juiz decidiu que eram necessárias provas suficientes para estabelecer isso, já que não existe nenhum acordo por escrito.

O pedido a uma das contas de Shakira faz parte de uma batalha judicial internacional que o argentino move contra a cantora. Nos Estados Unidos, De La Rua entrou com um processo contra ela e pede a quantia de US$ 100 milhões, alegando que teve um importante papel na condução de sua carreira.

Recentemente, Shakira anexou à sua defesa cópias de e-mails trocados entre os dois, nos quais o ex admite não ter participação nos negócios da cantora. "Não sou sócio em nenhuma de suas empresas. Você é a única proprietária de todas elas", escreveu ele em 2011.

Entenda o caso
Em novembro de 2012, Antonio De La Rua apresentou um processo no qual afirma que Shakira infringiu o acordo oral estabelecido quatro anos após se conhecerem e pelo qual receberia uma parte dos lucros da cantora "em troca da contribuição de suas habilidades em marketing e negócios".

No processo, os advogados do argentino detalham que, desde que a cantora designou De La Rua como seu representante, a "marca Shakira" alcançou novos níveis e conseguiu contratos multimilionários.

Shakira pediu a anulação do processo, argumentando que o empresário argentino não ajudou a lançar sua carreira e que o contratou unicamente porque o mesmo estava desempregado. Ela afirmou que quando conheceu o ex-namorado "já era uma artista bem conhecida" e sua carreira internacional "já estava consolidada".

*Com informações das agências internacionais

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos