Após violar lei, Chris Brown tem sua liberdade condicional suspensa
Do UOL, em São Paulo*
-
John Shearer/Invision/AP
O rapper Chris Brown
A promotoria de Los Angeles, nos EUA, suspendeu nesta segunda-feira (15) a liberdade condicional do rapper Chris Brown, após uma batida de carro. Caso o juiz entenda que ele descumpriu a lei, o músico pode ficar até quatro anos preso.
Ele é acusado de fugir sem prestar esclarecimentos a dona do veículo e ter a carteira de habilitação vencida durante o acidente ocorrido em maio.
Para não ser detido o músico pagou uma fiança, e em 16 de agosto terá que se apresentar em um tribunal onde um juiz decidirá se ele violou ou não a condicional. O advogado de Brown espera resolver o assunto na próxima segunda-feira (22) sem uma grande audiência. Neste primeiro momento, a promotoria não pediu a prisão do músico.
Brown foi condenado a cinco anos de liberdade condicional, além de ser obrigado a participar de um programa de conscientização sobre violência doméstica - com duração de um ano - e prestar 180 dias de serviço comunitário, depois de agredir Rihanna em 2009. Uma foto do rosto machucado da cantora provocou grande revolta por parte da opinião pública. Diante dos fatos, o músico tem a obrigação de obedecer a todas as leis.
A promotoria de Los Angeles, nos EUA, apresentou documentos judiciais pedindo a um juiz para revogar a condicional de Brown.
Entenda o caso
Chris Brown se envolveu em um acidente de trânsito no dia 21 de maio. O cantor colidiu seu veículo na traseira de uma Mercedes conduzida por uma mulher e fugiu para não fazer o boletim de ocorrência e perder mais pontos em sua carteira de habilitação.
Segundo fontes, após o acidente, que não deixou feridos, Brown saiu do carro, viu que não aconteceu nada grave e foi embora. Antes ele conversou com a proprietária e tanto ela quanto Karrueche Tran, ex-namorada de Brown, registraram os efeitos da batida por meio de imagens. A Procuradoria de Los Angeles acusa o cantor de ter fugido sem prestar esclarecimentos a dona do veículo, além de informar que a carteira de habilitação do cantor estava vencida.
Essa não é a primeira vez em que o artista se envolve em um acidente de carro. Em fevereiro, ao lado da cantora Rihanna, ele bateu um Porsche em uma parede.
Por meio de seu Twitter, o cantor negou as acusações: "Tenho uma carteira de motorista válida e dei à mulher a informação correta. Ela viu câmeras e queria fazer uma cena. Ela chamou a polícia, pensando em se aproveitar de Chris Brown quando segui os procedimentos adequados", escreveu.
*Com informações de agências internacionais