Nasce o primogênito de Kate com o Príncipe William, confirma a residência real

Do UOL, no Rio*

Nasceu na segunda-feira (22) o primeiro filho de Kate Middleton com o Príncipe William. O bebê real nasceu na ala particular do Hospital St. Mary's, chamada de Lindo Wing, mesmo local onde os príncipes William e Harry nasceram.

O palácio confirmou que o bebê, do sexo masculino, nasceu às 16h24 (horário de Londres), pesando 3,798kg.  William acompanhou o parto e estava presente na hora do nascimento. Mãe e filho passam bem e permanecerão no hospital nesta noite, de acordo com o comunicado emitido pela residência real. O recém-nascido terá o título de príncipe de Cambridge, é o terceiro na linha sucessória para se tornar futuro rei e o terceiro bisneto da rainha Elizabeth. O nome do bebê demorará dias para ser revelado. Os ingleses tiveram que esperar uma semana para saber o de William e um mês para saber o de Charles.

O príncipe Charles, pai de William, declarou que "tanto ele quanto sua esposa [a madrasta de William, Camilla Parker-Bowles] estão muito felizes com o nascimento".  O primeiro-ministro britânico, David Cameron, e outras personalidades comentaram o nascimento. Veja aqui.

  • Reprodução/Instagram

    Seguindo a tradição da família real inglesa, um mensageiro do Palácio de Buckingham colocou em um cavalete o documento assinado pelo médico com os detalhes do bebê da duquesa Kate Middleton e do príncipe William

A gravidez de Kate foi anunciada em dezembro de 2012, depois de meses de rumores. No dia do anúncio, Kate foi internada em um hospital, para tratar de complicações da gravidez, que poderiam afetar a gestação e limitariam as aparições públicas da duquesa. Mas, a partir do terceiro mês de gestação, Kate apareceu ativa e compareceu a uma série de eventos sociais.

Kate deu à luz cercada por uma equipe de grandes especialistas, entre eles o ginecologista Marcus Setchell, o obstetra Thorpe-Beeston e Sunit Godambe. Setchell estava à espera deste acontecimento há várias semanas. Ele disse em um evento de caridade que "parou de consumir bebidas alcoólicas há duas semanas" para estar pronto a qualquer chamado do Palácio, segundo o jornal "The Telegraph". O médico também tinha à sua disposição uma escolta policial para ir o mais rápido possível ao hospital.

Príncipe Wiliam, que é piloto de helicópteros da Força Aérea britânica, deve tirar duas semanas de licença paternidade, como autoriza a lei.

Apesar da vigilância jornalística, as câmeras que filmam por quase 24 horas os movimentos em frente ao hospital perderam a chegada de Kate e um fotógrafo foi o responsável por dar o alerta, ao ver o casal entrar discretamente no hospital.

O nascimento do bebê real movimentou apostas na Grã-Bretanha. Com a esperança de receber o grande prêmio, os jogadores apostaram sobre o sexo, o nome, o peso e até a cor do cabelo do futuro rei (ou rainha).

Segundo uma pesquisa publicada pelo jornal britânico "Mail on Sunday", entre os nomes que os britânicos gostariam de dar para o novo membro da casa real, os preferidos eram James, no caso de um príncipe, ou Victoria, se fosse uma princesa.

De acordo com o jornal "Sunday Times", as preferências mostram uma tendência tradicionalista, já que James I foi um soberano muito apreciado na história do país, reinando entre 1603 e 1625.

Rainha foi a primeira a saber
O nascimento do bebê só foi anunciado ao público após seguir um extenso protocolo no Palácio de Buckingham. Logo após a chegada do herdeiro real, as principais informações do bebê, como sexo, peso, altura e horário do nascimento foram escritas em um papel oficial, timbrado com o brasão da família real.

Esse papel então foi levado por um assessor da realeza presente no hospital a um motorista, que, por sua vez, levou as informações até o Palácio.

A Rainha Elizabeth 2ª e membros mais velhos da família real foram então informados da chegada do bebê, assim como os pais da Duquesa de Cambridge. Só depois disso é que o nascimento foi divulgado aos súditos, com a colocação de um cavalete na frente do Palácio. O Twitter oficial do Palácio anunciou o nascimento apenas após o cumprimento de todas essas etapas.

Duquesa deu entrada no hospital na segunda
"Sua alteza real, a duquesa de Cambridge, foi admitida nesta manhã (segunda-feira) no Hospital St Mary" de Londres por volta das 6h locais (2h de Brasília), "quando mostrava os primeiros sinais de trabalho de parto", anunciou o palácio de Kensington, a secretaria do jovem casal, rompendo semanas de silêncio.

"A duquesa chegou de carro do palácio de Kensington (a residência londrina do casal) à ala Lindo do hospital St Mary na companhia do duque de Cambridge", seu marido, acrescentou o comunicado. "O parto se desenvolve normalmente".

Kate e William teriam passado o final de semana na Palácio de Kensington, residência oficial da monarquia britânica em Londres, à espera da hora do parto. Antes, o casal estava na residência dos pais de Kate, numa área rural nos arredores de Londres conhecida como Buckleberry.

Linha sucessória
O esperado "bebê real" é o primeiro neto do príncipe Charles e o terceiro bisneto da rainha Elizabeth 2ª da Inglaterra. O bebê ocupará o terceiro posto na linha de sucessão à coroa britânica, ficando atrás de seu pai e de seu avô, o príncipe Charles.

* Com informações das agências internacionais

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos