Joia Rara

Carolina Dieckmann diz que segredo do casamento é "não desistir"

Renato Damião

Do UOL, no Rio

Carolina Dieckmann
Carolina Dieckmann

Para Carolina Dieckmann, o ano de 2013 será cheio de significados. Além de marcar seus 20 anos de profissão - ela estreou na TV em 1993 na minissérie "Sex Appeal" -, a atriz completa 35 anos no próximo dia 16 de setembro e, pela primeira vez, está vivendo longe do marido, o diretor Tiago Worcman, após dez anos de casados.

"Tem duas semanas que ele está morando em São Paulo. Ainda não sei dizer como vai ser, mas está sendo um turbilhão de emoções", contou Carolina em entrevista ao UOL durante o lançamento da novela "Joia Rara", realizado nesta semana, no Rio. Tiago assumiu o cargo de vice-presidente da emissora MTV. "Tiago sempre foi aquele que fazia as compras, conversava com a cozinheira. Ele era o verdadeiro dono de casa, não sei como vai ser a casa sem o dono de casa", completou.

Mãe do adolescente Davi, de 14 anos, e de José, de 6, Carolina disse que o ritmo puxado das gravações tem feito ela ficar um pouco distante dos meninos, mas que o primogênito tem se saído um ótimo irmão. "Davi já está um rapaz, é responsável e ajuda o irmão mais novo com as lições de casa, tenho muita sorte", elogiou.

Quanto a Tiago, ela frisou que o marido viajará para o Rio - onde a família mora - todos os finais de semana. A decisão, segundo ela, vem da importância que o casal dá à vida a dois. "O segredo do casamento é não desistir, é viver aquilo até o final. Se as pessoas soubessem como é bom o companheirismo, criar filho junto", pontuou.

Para Carolina, muitas pessoas hoje abrem mão de uma relação duradoura por falta de paciência. "É preciso passar pela transformação de abrir mão, ceder. Quando você passa por isso, você fica mais generoso com a outra pessoa, você deixa se ser egocêntrico, isso te modifica como ser humano".

"Quero ficar roliça"

Em "Joia Rara", próxima novela das seis da Globo, Carolina Dieckmann é Iolanda Lopez, moça pobre que mora no cortiço com o pai, Venceslau (Reginaldo Faria) e trabalha na fábrica de Ernest Hauser (José de Abreu). Iolanda vive um amor com Raimundo (Domingos Montagner), mas o romance chega ao fim quando ela aceita se casar com Ernest para livrar o pai de uma dívida.

Para compor a personagem na fase pobre, a atriz revelou que procurou ir à praia para atingir um tom de pele mais bronzeado e disse adeus à dieta. "Estou comendo tudo o que quero, mas não engordei muito, acho que um quilo e meio. Mas quero ficar um pouco mais roliça, 'italianona'. Acho que as mulheres de antigamente eram mais carnudas", comparou ela que pela primeira vez vive uma personagem de época (a trama tem como pano de fundo as décadas de 30 e 40).

"Era um sonho estar em uma novela de época. acho que esse é um dos meus trabalhos mais difíceis. A Iolanda não é uma mocinha, ela é uma heroína. A mocinha tem toda aquela questão do choro, já a heroína não, ela sofre, sente, mas tem que dar um passo adiante", explicou.

Quando "Joia Rara" avançar dez anos, Carolina pretende enxugar novamente a silhueta, tudo para criar maior veracidade ao sofrimento da personagem. "Dez anos de um casamento infeliz faz com que qualquer pessoa emagreça, quero ficar mais seca, para que o sofrimento fique aparente", revelou.

Quando o assunto foram suas madeixas loiríssimas, a atriz brincou dizendo que tem "uma água oxigenada dentro dela". "Adoro mudar. Se tiver que raspar [como fez em "Laços de Família"], mudar o penteado, quero mudar logo", finalizou.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos