Christiane Torloni conta que recebe apoio até hoje sobre a morte do filho
Do UOL, no Rio
-
Reprodução
Torloni em entrevista ao programa "Alta definição", da emissora portuguesa SIC
Em entrevista concedida a um programa da TV portuguesa, a atriz Christiane Torloni, 56, comentou os anos em que viveu em Portugal, logo após a morte do filho Guilherme, um dos gêmeos que teve com Dennis Carvalho. Guilherme morreu em 1991, aos 12 anos, em um acidente com o carro que ela manobrava na casa da família, no Rio de Janeiro. Depois da trágica perda, Torloni morou fora por três anos e cogitou encerrar sua carreira artística. Seu outro filho, Leonardo, tem 34 anos e acumula participações em novelas, como "Insensato Coração" e "Salve Jorge".
"Uma coisa que digo para o Leo é exercitar o perdão, a gente deve perdoar os pais. Porque, quando você for pai, você também vai errar. E se a gente não perdoar os pais, como vai ser?", afirmou a atriz. "Como a essência do ator é donativa, quando você perde o que é teu, o seu coração, sua alma, você nem sabe se vai continuar vivo. Tem um momento que você tem que salvar a sua vida. Aí você vai passar por um 'primeiro socorros' existencial. Tem pessoas que estão aparentemente vivas, mas elas já morreram há mais de 30 anos, o que você tá vendo é uma sombra da pessoa. É uma coisa a que pouca gente sobrevive. A arte, até nesse sentido, assumi como minha missão existencial. A retribuição que eu tive foi que ela também veio salvar a minha vida", disse.
A atriz diz que recebe cartas de apoio até hoje. "O teor das cartas vão mudando. Em Portugal, continuei recebendo as cartas que mandavam para a TV Globo. É impressionante como existe uma rede amorosa. Tem um momento que só o amor vai salvar a sua vida".
Torloni ainda vive em luto. "Existem dores que não passam nunca. Só vão diminuindo de potência, mas está sempre lá. É um convívio diário. Não existe ex-mãe ou ex-filho. Você conviver com isso é o grande desafio da vida. E principalmente não achar que isso foi um castigo. Isso talvez tenha me feito desapegar mais do Leonardo, porque a gente tem que aprender que não é dono de nada e que não tem controle sobre a vida e a morte".
Christiane é filha Monah Delacy e Geraldo Matheus Torloni, fundadores do Teatro de Arena e se casou cedo, aos 19 anos, com o diretor de TV Dennis Carvalho. Depois, juntou-se ao psiquiatra Eduardo Mascarenhas e, mais tarde, ao artista plástico Luiz Pizarro. Em 2010, separou-se do diretor de TV Ignácio Coqueiro, após 15 anos de relação.
A atriz contou que até pensou em ter mais filhos, mas só ficou grávida uma vez, por amor. "Sei exatamente quando foi [que fiquei grávida]. Existem milagres, acredito. A concepção é um milagre. Sou muito grata, porque, em uma única concepção, fui agraciada com dois filhos. E por amor. Não é lindo?"