Grávida de 5 meses, Isabel Fillardis passa por cirurgia no colo do útero

Carla Neves

Do UOL, no Rio

  • AgNews

    Atriz já é mãe de Analuz e Jamal

    Atriz já é mãe de Analuz e Jamal

Grávida de cinco meses de seu terceiro filho, Isabel Fillardis, de 40 anos, teve de se submeter a uma cerclagem para não colocar sua gravidez em risco. "Ela fez a cirurgia há 20 dias e está bem e tranquila. Só está tendo que fazer repouso absoluto", contou Dona Sônia, mãe da atriz, ao UOL.

O procedimento consiste em suturar o colo do útero – em sua porção vaginal, que contém a entrada para a cavidade uterina – da grávida para impedir que se abra, a bolsa fetal desça, se rompa e o feto nasça prematuro, o que coloca sua vida em risco.

Dona Sônia explicou que a cerclagem precisou ser feita por conta de outra cirurgia a que Isabel foi submetida ano passado. "Essa cirurgia que ela fez em 2012 acabou encurtando o colo do útero", disse ela, acrescentando que o bebê – ainda sem nome definido – está previsto para nascer em fevereiro.

A atriz já é mãe de Analuz, de 12 anos, e de Jamal, de 10, da união com o engenheiro Júlio Cesar. Jamal é portador da Síndrome de West, um tipo de epilepsia que altera o desenvolvimento mental.

Foi assim que Isabel decidiu lutar pela causa dos portadores da doença e, em 2006, lançou a campanha A Força do Bem, dedicada a promover auxílio a pessoas que necessitam de cuidados especiais (deficientes visuais, mentais, auditivos e/ou motores).

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos