Monique Evans deixa clínica e lamenta ausência de Bárbara: "Ela cresceu"

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

Monique Evans
Monique Evans

Monique Evans deixou nesta sexta-feira (18)  à tarde a clínica de reabilitação no Rio de Janeiro onde tratava uma crise de depressão desde o dia 6 de outubro.  Durante a internação, a ex-modelo de 57 anos foi diagnosticada com o transtorno de personalidade borderline. Ao deixar o estabelecimento, acompanhada do coreógrafo Zé Reinaldo, seu amigo de longa data, falou com a imprensa que estava bem e lamentou que a filha Bárbara tenha se afastado.

Quero parar com essa história que estou velha e que minha carreira acabou

ao deixar a clínica em que esteve internada por 12 dias

"Estou bem, muito bem. Melhor ainda por conhecer pessoas maravilhosas. Depois de três meses sendo atacada [durante a participação da filha no reality 'A Fazenda'], fique mal de ver como o mundo é podre. Já tinha visto que o mundo era podre do lado de dentro, enquanto estava lá [no 'A Fazenda 3']", disse a ex-modelo, que não teve contato com Bárbara durante a internação.

Monique recebeu apenas uma carta da filha na clínica. "Estávamos afastadas. Acho que ela cresceu. Me magoei com a situação de eu não ser a empresária dela. Já tinha me preparado para isso, tinha uma agendinha toda organizadinha. Ela optou por um empresário 'de porta de BBB'. Não vou procurá-la, não vou ligar. Vou começar a malhar, fazer massagem, me cuidar, frequentar o psiquiatra, fazer terapia. A prioridade da minha vida, agora, sou eu. Acho que a prioridade da Bárbara é o Mateus [Verdelho, namorado da filha], infelizmente, porque deveria ser ela".

  • Reprodução/Record

    Bárbara abraça a mãe no final de "Fazenda"

O diagnóstico de transtorno borderline que recebeu na clínica faz sentido, segundo a ex-modelo. "A doença [um problema psicopatológico entre a neurose e a psicose] diz tudo o porquê de eu sempre fazer tudo impulsivamente, falar o que penso e ter essa depressão. Ninguém acreditava que eu tivesse alguma doença, agora estou com a família toda do meu lado Me sinto uma vitoriosa. Fiz tudo sozinha sem ajuda de ninguém. Você não sabe a minha felicidade, estou muito feliz. Agora quero fazer tudo o que não fiz. Quero parar com essa história que estou velha e que minha carreira acabou".

Nos planos futuros de Monique, estão uma carreira política e voltar a sambar na Sapucaí, como destaque da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel. A assessoria de imprensa da escola confirmou que o convite para ela apresentar o desfile em 2014 foi feito há um mês. A ideia inicial era que Monique viesse como madrinha da escola, abrindo o desfile na Sapucaí. Por conta do problema no joelho dela, o carnavalesco já pensa em outra opção.

Depois de deixar a clínica, Monique deve encontrar a família em casa: o filho, Armando Aguinaga Evans, a neta, Valentina, e a mãe, Conceição Nery, para um lanche especial. "Encomendei um bolo lindo, com salgados. Ia chamar mais amigos, mas cancelei, por este momento ser de muita emoção", contou Conceição. Bárbara deve aparecer no sábado, segundo a mãe de Monique.

Conceição contou que ela já havia recebido alta na segunda-feira, mas optou por passar mais tempo na clínica. "O médico já tinha liberado ela desde segunda, mas ela pediu para ficar mais uns dias lá para cuidar de um paciente. Graças a Deus está tudo ótimo, ela conversa e ajuda muito as outras pessoas".

De acordo com a mãe, antes de se internar, ela só queria dormir e não tomava os medicamentos necessários. "Minha filha está muito bem, conversa, faz piada, está com planos de trabalho e um projeto social. Está toda animada. Também decidiu que vai desfilar na Mocidade, escola que ela foi a primeira rainha de bateria. A  Monique está adorando ficar lá, ela fez amizades e está ajudando as pessoas, por isso ela quis ficar mais alguns dias, deve sair no fim desta semana ou início da próxima".

Entenda o caso

Monique já sofria de depressão, mas seu quadro se agravou com a participação da filha Bárbara no reality show "A Fazenda". Foram noites sem dormir, até o anúncio da vitória da filha. Além do estresse causado pela ansiedade, as duas se desentenderam após o prêmio.

A ex-modelo ficou abalada quando soube que Bárbara contratou outra empresária após deixar "A Fazenda". "A empresária da Bárbara não fazia nada, por isso a Monique resolveu despedi-la. Ela ficou muito sentida porque a Bárbara não comunicou que já estava com outra empresária, pois elas são muito amigas. Ela queria ser a primeira a saber", explicou Dona Conceição.

Na clínica, Monique Evans circulava sem maquiagem, conversava com os pacientes e passeava pelo local, que é bastante arborizado. Ela não pode usar celular, internet e nem falar no telefone. "Ela estava muito estressada, não dormia, passou mais de três noites em claro, fazendo campanha para a Bárbara vencer 'A Fazenda' e não tomava os remédios, por isso que ela surtou dessa vez. Ela já estava há muito tempo sem ser tratada. Agora está ótima e feliz".

Ainda segundo Conceição, essa internação tem ajudado a filha a perceber o quanto ela é amada e a aproximou do filho mais velho, Armando. "O Armando está cheio de carinho e sempre visita. A Monique precisava de amor e está vendo que é muito amada. Ela tem um coração enorme, maravilhoso e precisa ocupar a mente com um trabalho, como contratada. Graças a Deus está com vários planos. Ela escreve tudo lá", explicou a mãe.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos