Sem emprego, ator de pegadinhas do Silvio Santos sofre com diabetes

Carla Neves

Do UOL, no Rio

  • Reprodução/Facebook

    Gilberto Augusto Félix, conhecido como Montanha

    Gilberto Augusto Félix, conhecido como Montanha

Aos 48 anos, o ator e humorista Gilberto Augusto Félix, mais conhecido como o Montanha das pegadinhas do programa do Silvio Santos, vive um drama. Diabético desde os 13, ele está desempregado e enfrentando as complicações da doença. Sem plano de saúde, Montanha está internado há uma semana no Hospital Público Irmã Dulce, em Praia Grande, na região metropolitana da Baixada Santista, onde espera para ser submetido a um procedimento cirúrgico que tentará evitar a amputação de seu pé esquerdo.  

"Estou passando por um momento meio complicado da minha vida. Há um tempo, tive uma amputação no dedo direito e passei por seis cirurgias. Fiquei bem e passou aquela fase. Dessa vez, deu uma bolha no meu pé esquerdo e a coisa complicou. Demorei para procurar ajuda, achando que ia conseguir resolver o problema, mas piorei. Amanhã vou fazer uma cirurgia para tentar salvar meu pé. Se Deus quiser vou conseguir", contou ao UOL.

Montanha disse que sempre se cuidou, mas de uns tempos para cá, começou a ter problemas de vascularização. "E aí como estou sem convênio e sem condição, ficou difícil me tratar. Estou desempregado há um tempão. Venho vivendo de bico. Minha esperança era que o Silvio [Santos] me chamasse para ser funcionário do SBT, como fez com o Ivo Holanda, a Ruth Romcy, o Gilberto Fernandes, o Gibe, e o Carlinhos Aguiar", afirmou.

O ator acrescentou que assim como ele, a comediante Georgiana Elvas, conhecida como Gel, também estava desempregada e resolveu pedir ajuda ao dono do SBT.  "A Gel encontrou com o Silvio [Santos] no Jassa [cabeleireiro de Silvio], disse que estava passando fome e ele pediu para ela passar na emissora e mandou contratá-la", disse ele, que também sonha em voltar a trabalhar na emissora. "Tentei falar com algumas pessoas do SBT, mas para fazer chegar no Silvio [Santos] é difícil. Queria ser contratado, fazer pegadinha ou 'A Praça é Nossa'. Sou ator e humorista", disse, com a voz embargada.

Reprodução/Facebook
O Silvio é um cara que não gosta de ser parado para conversar. Ele gosta de parar para conversar. Quando chega na emissora, cumprimenta do porteiro à faxineira. Beija as faxineiras. Nunca atrasou o pagamento. É um puta cara. Não tenho o que falar

Montanha, sobre Silvio Santos

Emocionado, Montanha lembrou do tempo em que trabalhou na emissora de Silvio Santos e contou que o patrão é simples e muito bondoso. "O Silvio é um cara que não gosta de ser parado para conversar. Ele gosta de parar para conversar. Quando chega na emissora, cumprimenta do porteiro à faxineira. Beija as faxineiras. Nunca atrasou o pagamento. É um puta cara. Não tenho o que falar", elogiou.

Casado há 13 anos com Cristina Dionísio, funcionária da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Itanhaém, e pai de dois filhos, Mariana, de 21 anos, e Victor, de 8, Montanha disse que atualmente ganha por volta de R$800 por mês fazendo bicos e pequenas participações em gravações.

"Faço um bico aqui, outro ali. Fiz dois meses de gravação pela Rede TV! Talvez tenha sido isso que prejudicou ainda mais a minha saúde. Mas queria ter uma estabilidade, um plano de saúde, o reconhecimento do Silvio por tudo o que fiz. Ele gosta muito de mim", afirmou.

Montanha lembrou que começou a fazer pegadinha em 1993, no programa de Sérgio Mallandro. "Depois fiz 'A Praça é Nossa', com o Carlos Alberto de Nóbrega, e as pegadinhas do Silvio, que vêm sendo exibidas até hoje. Também trabalhei dois anos e meio na Record, no quadro 'Sorria, Você está na Record' [exibido no programa 'Tudo É Possível']. Minhas pegadinhas estão todas no YouTube", contou.

Embora já esteja há tempos fora da TV, Montanha disse que o reconhecimento do público ainda é grande. "O assédio é vivo, é uma coisa de louco. Acho que as pessoas me reconhecem pelo meu tamanho, pelo meu aspecto. Até aqui no hospital o pessoal me reconheceu. Quando saí para fazer uma radiografia, um paciente do outro quarto disse que era meu fã. Mas isso não resolve meus problemas", lamentou.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos