"Continuo firme na recuperação, evoluindo diariamente" diz Maria Melilo

Do UOL, em São Paulo

Após receber alta médica, a ex-BBB Maria agradeceu o carinho dos fãs e publicou uma foto em seu Facebook, na qual aparece sorridente.

"Oi, gente. Já estou em casa, graças a Deus. Estava com saudade da minha casinha, da minha cachorrinha Diva. Continuo firme na recuperação, evoluindo diariamente. Não canso de agradecer o apoio incondicional dos meus fãs, da minha família e dos amigos. Obrigada pelas variadas formas de carinho. Essa corrente de energia positiva tem ajudado bastante na minha recuperação. Obrigada meus queridos! Um beijo no coração de vocês", escreveu a atriz.

Após retirar 70% do fígado, por conta de um tumor, a atriz de 29 anos, recebeu alta do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, nesta sexta-feira (8) e foi para sua casa na capital paulistana. "Ela está muito feliz", afirmou Fábio Nogueira, empresário da atriz ao UOL.

Sem dar detalhes de quais serão os próximos passos da atriz em relação ao tratamento, o empresário contou que Maria contará com os cuidados da prima e da mãe. "A paciente teve boa evolução e seu quadro é estável", informou o boletim médico.

A campeã do "BBB11", passou por uma cirurgia na última segunda-feira, para retirada de um câncer descoberto há dois anos. Internada desde a noite de domingo, ela foi operada pelo médico oncologista Frederico Costa.

Em entrevista ao UOL por e-mail, Maria reconheceu que o uso de anabolizantes pode ter colaborado para a evolução da doença.

"Estou me sentindo bem, minha recuperação está rápida e me sinto melhor com o passar do tempo. Acredito que o uso de anabolizantes pode ter contribuído para a doença. De qualquer forma, não recomendo o uso a ninguém", disse a ex-BBB.

Maria aproveitou para deixar uma mensagem para os jovens que fazem uso de esteroides. "Exercícios físicos e uma dieta balanceada são a melhor maneira de se buscar o corpo desejado com saúde. Não podemos colocar nossa vaidade na frente de nossa saúde", aconselha. 

A alta médica estava prevista para o próximo domingo. De acordo com o empresário de Maria, os médicos ficaram surpresos com a rápida recuperação dela, que terá restrições alimentares e não poderá mais ingerir bebidas alcoólicas.

Com a doença, Maria diz que passou a ver a vida de uma forma diferente. "Passei a me preocupar mais com as outras pessoas e a dar mais valor aos pequenos momentos que passamos com nossa família e nossos amigos", diz ela, que buscou forças na religião para encarar a luta contra o câncer.

"Tenho buscado força em Deus, em meus amigos, família, namorado e em meus fãs. Todos têm me dado muito apoio e ajudado em meu fortalecimento. Tenho recebido muitas visitas e em cada uma me emociono muito, porque são demonstrações de carinho e afeto que tocam o fundo do meu coração".

Focada na recuperação, Maria ainda não tem projetos para o futuro. "Não quero fazer planos. Estou me dedicando plenamente à minha saúde e depois penso no que farei".

Câncer pode ter sido causado por uso de anabolizantes

Quando participou do BBB11, Maria declarou que fazia uso de anabolizantes para ter um corpo definido. De acordo com Ruth Clapauch, vice-presidente do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, ainda que o câncer de fígado não seja um efeito muito comum entre os usuários de esteroides, a doença pode surgir em quem têm predisposição. "Tudo depende da genética, da substância que foi usada e se existe alguma tendência da pessoa em desenvolver esse tipo de doença", explica.

O uso dos esteroides pode afetar o funcionamento do fígado de diferentes maneiras, sendo uma delas os tumores, que podem ser malignos ou benignos. "Essas substâncias também promovem alteração na função do fígado e podem causar hepatite, cirrose, esteatose hepática, entre outros problemas", aponta.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos