"Sou uma mãe rígida, os filhos têm que ter limites", diz Gabriela Duarte

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

Gabriela Duarte
Gabriela Duarte

Aos 39 anos, Gabriela Duarte, mãe de dois filhos, comemora por ter sido sondada apenas para pequenas participações na TV nos últimos meses. A atriz fez o papel de Luana, mulher de Bruno (Malvino Salvador), em "Amor à Vida", está no elenco de "Junto & Misturado", que estreia sua próxima temporada no dia 1º de dezembro e na série da GNT "Amor Veríssimo", que estreia em janeiro. Mãe de Manuela, de 7 anos, e Frederico, de 1 ano e 11 meses, afirmou que não abre mão de estar presente na vida dos filhos.

"Tenho um filho pequeno e uma que está em fase de alfabetização. Eles estão em momentos bem diferentes e eu não abro mão de ser uma mãe presente. Para mim o ideal é isso, participar de um filme, uma série, trabalhos que não demandem muito tempo. Estou conseguindo acompanhar o crescimento dos meus filhos, isso para mim é essencial", contou a atriz ao UOL.

Gabriela se definiu como uma mãe rígida, em relação à criação dos filhos. "Eles têm que ter limites. É engraçado que os dois têm um temperamento bem diferentes. O Frederico é muito bem humorado, sorridente, A Manu não era assim quando tinha a idade dele".

  • Gabriela com o caçula Frederico

A atriz revelou que sua mãe, Regina Duarte, procura ser uma avó presente à medida do possível. "Ela se esforça. Está sempre por perto, seja visitando as crianças ou ligando para falar com elas e saber como estão".

Tal mãe, tal filha

Manuela, a filha mais velha, já esboça desejo de ser atriz e seguir o mesmo caminho da mãe e da avó, mas Gabriela quer deixar isso acontecer naturalmente. "Ela manifesta todos os dias o desejo de atuar. Se ela não for atriz, vou ficar chocada, mas vou seguir a mesma teoria que deu certo para mim. Vou esperar ela ter idade o suficiente para decidir o que quer. Comecei minha carreira aos 16 anos, tive toda a minha infância e a nossa profissão é muito difícil, mas quero que ela faça o que lhe faz feliz", disse.

Para Gabriela, o peso de ser filha de Regina Duarte tornou o caminho ainda mais complicado. "Nada foi fácil para mim. Fiz todos os cursos, morei em Nova Iorque, não queria que a coisa acontecesse de qualquer jeito", conta ela, que considera a Maria Eduarda, de "Por Amor"(1997), o pontapé inicial em sua carreira.

"Eu era uma menina de 20 e poucos anos fazendo seu primeiro grande trabalho na TV, não estava tão preparada mas tinha muita vontade de estar ali e fazer o melhor. Se estou aqui, devo muito a 'Por Amor' e ao Maneco (Manoel Carlos)".

Gabriela disse ainda que não costuma se assistir nas tramas que são reprisadas no canal "Viva", como "Top Model", seu primeiro papel em novelas. "Sou muito crítica e tenho dificuldades porque você cresce e sabe que faria diferente. Não costumo me assistir. Mas tem horas que devemos pensar que é o que temos, é o que deu para fazer", conclui.

Com quase 40 anos e com o mesmo corpo de menina, Gabriela, que mantém o mesmo manequim há anos, agradece à genética. "Faço ginásticas, exercícios, mas tenho que confessar que tenho uma genética abençoada. É só olhar para minha mãe e ver como ela está ótima. Se eu chegar à idade dela assim, ficarei muito feliz".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos