Relembre as celebridades que declararam sua homossexualidade em 2013

James Cimino

Do UOL, em São Paulo

  • Célia Santos/Divulgação

    12.out.2013 - Daniela Mercury e Malu Verçosa entram de noivas com buquês no dia de seu casamento

    12.out.2013 - Daniela Mercury e Malu Verçosa entram de noivas com buquês no dia de seu casamento

Em um ano em que um pastor fundamentalista ocupou a Comissão de Direitos Humanos da Câmara e liderou uma caçada aos direitos da população LGBT no Brasil, diversas personalidades, em todo o mundo, também aproveitaram o ano para sair do armário.

O caso mais notório foi o da cantora Daniela Mercury. Em abril, ela publicou uma foto sua no Instagram com a jornalista Malu Verçosa, sublinhada com a seguinte legenda: "Malu agora é minha esposa, minha família, minha inspiração pra cantar."

Desde então, a vida das duas tem sido uma verdadeira badalação em torno do assunto. Já foram a inúmeros programas de TV e, nesta quarta (11), lançaram em São Paulo o livro "Daniela & Malu – Uma História de Amor". Em entrevista ao UOL, Daniela disse que as duas escreveram o livro para ser "nosso segundo Instagram".

"O primeiro Instagram se tornou um transformafdor. Foi uma declaração que deu tanta força a tanta gente, foi abraçada por toda a imprensa como algo sério. Sentimos que não estávamos sozinhas. Achamos que era um documento importante que relata um ano da nossa relação. O intuito é o mesmo do Instagram: desmistificar."

O ano também foi marcante para o cartunista Laerte, que já desde 2010 se classificava como um crossdresser, mas que neste ano declarou de vez sua homossexualidade. Em entrevista à revista "Rolling Stone", fez um ensaio nu, ou melhor, nua, e disse que pretende colocar próteses de silicone nos seios. "Eu estava vivendo um estado de negação permanente. E fui bem-sucedida durante muito tempo."

Quem também se declarou bi, e daí, foi o ator José de Abreu, o Nilo de "Avenida Brasil". Em setembro, o assunto se desencadeou após Abreu defender os homossexuais e condenar atitudes de políticos e religiosos conservadores no Twitter.

"Tem dias que prefiro homens, tem dias que prefiro mulheres. Tenho que mudar? Eu sou assim, ué. Tenho que ser igual aos outros? Prefiro o que me dá prazer. E prefiro ter a 'preferência' que deixá-la nas mãos da natureza... Ou de Deus. Prefiro homens e mulheres que me interessem sexualmente", teorizou.

A atriz Maria Zilda Bethlem também assumiu seu casamento com a arquiteta Ana Kalil em novembro. Em entrevista ao jornal "O Globo", a atriz falou de seu relacionamento, do câncer curado e da sua carreira.

"A família, os filhos e os amigos estão superseguros (com o relacionamento). Ninguém está me olhando torto. Fica uma coisa sacramentada. Tenho 60 anos, não posso ficar me escondendo. Quis me assumir e apoiar a diversidade sexual", disse Maria Zilda, que já foi casada com o produtor Roberto Talma.

No exterior

Enquanto no Brasil a bancada evangélica despertava a fúria da comunidade LGBT, no exterior o alvo da rejeição dos artistas foi a Rússia. Além de ainda manter presas as integrantes do grupo Pussy Riot, o país recentemente aprovou uma lei que proíbe a "propaganda gay". Tais ações têm incentivado a violência gratuita contra homossexuais naquele país e feito com que artistas façam protestos contra o governo russo ou mesmo se recusem a visitar o país.

Um dos primeiros a declarar seu repúdio ao governo de Vladimir Putin foi o protagonista da série "Prison Break", Wentworth Miller. Ele revelou ser gay em agosto após ser convidado para participar de um festival de cinema na Rússia.

"Agradeço o convite, há um tempo atrás teria tido enorme prazer em conhecer a Rússia, no entanto, como um homem gay eu devo declinar. Estou profundamente consternado com a maneira como o governo russo tem tratado homens e mulheres homossexuais. Esse tipo de situação não é aceitável, não posso estar em um evento comemorativo organizado por um país onde a pessoas como eu estão sendo negados os direitos básicos de viver e amar livremente", desabafou o ator.

Além dele, os atores Ben Whishaw (de "007 Skyfall"), que deve interpretar Freddie Mercury no cinema, e Blake McIver (que um dia foi ator mirim do filme "Os Batutinhas") também declararam sua homossexualidade.

O último a levar a público sua orientação sexual foi o nadador Tom Daley. Ele gravou um vídeo e publicou no Youtube falando que estava namorando um homem. "No outono, minha vida mudou muito quando eu conheci alguém, e esse alguém fez eu me sentir muito feliz, tão seguro e tudo parecer tão bom. Esse alguém é um homem", disse Daley no vídeo. De acordo com fontes do site E! Online, o namorado do esportista é o roteirista Dustin Lance Black, vencedor do Oscar pelo filme "Milk".

E, para finalizar, houve aqueles que mantiveram um pezinho no armário se declarando bissexuais. Nesta lista estão o ator Paulo Gustavo, o autor Walcyr Carrasco e, pasmem, o cantor e ex-líder dos Smiths, Morrissey, que afirmou gostar de pessoas.

Para saber mais sobre cultura e cidadania LGBT, ouça o programa Lado Bi, exibido às quintas na Rádio UOL.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos