"Sou linha dura, mas carinhosa", diz a preparadora de elenco Fátima Toledo

Gisele Alquas

Do UOL, em São Paulo

Fátima Toledo é considerada a preparadora de elenco "linha dura" pelos atores. Mas a fama de severa limita-se apenas ao trabalho.  Durante o lançamento de seu livro "Fátima Toledo: Interpretar a Vida, Viver o Cinema", em São Paulo, nesta segunda-feira (20), o que se viu foi uma mulher doce e simpática, que atendeu a enorme fila de fãs com um sorriso no rosto. Entre autógrafos e fotos, ela conversou com o UOL  e comentou sobre o seu lado "durona".

"Estou acostumada a ouvir isso. Eu tenho que ser firme no trabalho. Sou linha dura, mas também sou muito carinhosa. Os atores sabem disso. Mas as pessoas veem o tapa, não o beijo. Mas o afeto e o agradecimento que recebo dos atores é demais. Graças a Deus criei boas relações de amizades",  afirmou.

A obra, escrita por Maurício Cardoso, Fátima Toledo narra o percurso de seleção e a preparação do elenco de grandes sucessos do cinema brasileiro, como "Pixote", "Desmundo", "Cidade de Deus" e "Tropa de Elite". Entre o início do projeto e o lançamento, foram dez anos de conclusão.

"Eu precisava de alguém que entendesse meu trabalho. Foi quando conheci o Maurício, ele dava aula de História do Cinema. Começamos a conversar e organizamos as histórias. O livro conta as reações dos atores, meu trabalho. É um histórico de tudo que fiz", explicou a preparadora.

Sobre o trabalho, Fátima disse que, dependendo do filme não é fácil, mas procura ao máximo não se deixar envolver pela emoção dos atores: "Quando exige muito de mim, eu seguro e choro no hotel". 

Fátima é preparadora de elenco há 21 anos, mas foi no filme "Cidade de Deus" (2002) que seu trabalho passou a ser reconhecido nacionalmente. "Com certeza mostrou o meu trabalho para o mundo, porque os atores começaram a falar de mim nas entrevistas. Eles diziam que eu era a bruxinha do bem", contou.

Questionada quais os personagens que lhe marcaram no cinema, Fátima citou Hermila, do filme "O Céu de Suely", lançado em 2006. É uma personagem que me marcou muito. Ela tinha dúvida entre ir embora ou ficar. Eu já passei por isso na minha vida e foi muito forte, muito intenso. Me entreguei demais nessa preparação", respondeu.

Televisão

Apesar de o cinema exigir mais do ator, Fátima Toledo acredita que na TV o trabalho de preparador de elenco também é fundamental. Entre seus trabalhos nas telinhas, está a minissérie "Alice", exibida pela HBO entre 2008 e 2010.

Em recente entrevista para o site F5, da Folha de S.Paulo,  o ex-executivo da TV Globo José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, disse que a emissora vive um "um descontrole do aproveitamento do casting". Ele se referia aos casos de repetição de artistas em produções consecutivas e/ou simultâneas no canal.

Fátima também acredita que falta talento na TV. "Eu acho que há muitos talentos que não são notados. Se você for ao teatro, se você sair na rua vai encontrá-los. É preciso que se olhe para eles, que saia do lugar e de espaço às pessoas que querem ser vistas", ponderou.

Ela mantém há 10 anos o Centro de Preparação para o Cinema, em São Paulo. Entre os alunos que passaram pela escola, Fátima citou Malvino Salvador, Vinícius Tardio, de "Além do Horizonte", e destacou o ator Jesuíta Barbosa, o Fortunato, de "Amores Roubados". "Ele é um ator maravilhoso", elogiou. 

Este ano, Fátima Toledo vai preparar o elenco dos filmes "Valeu Boi",  de Gabriel Mascaro, e "Campo Grande", de Sandra Kogut. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos