"Bíblia das Celebridades" transforma fofocas em versículos bíblicos

James Cimino

Do UOL, em São Paulo

As chamadas escrituras sagradas ganharam uma versão cômica no blog "Bíblia das Celebridades", que reescreve perfis de famosos, fofocas e escândalos envolvendo atores, cantores e políticos com a mesma linguagem do Velho Testamento.

  • Reprodução/Tulbr

    Versículo que narra namoro de Francisco Cuoco com mulher 53 anos mais nova

Criada pelo jornalista David Butter, a página relata, com termos rebuscados, casos como o do jogador Ronaldo Fenômeno, que foi parar em um motel com três travestis.

O resultado é hilário: "Carta de Ronaldo, o Nazário: Engenhosos são os ardis dos homens. Peregrinava eu um dia entre as lagoas da Barra quando três andarilhas se aproximaram. Estavam cansadas da jornada e pediam um teto para dormir. Com nove dinheiros paguei e dividimos assim uma estalagem, de uma só cama. Já calava a madrugada quando descobri se tratarem de homens a serviço dos reis da Babilônia. Os três espiões ocultavam serpentes."

Butter conta que a brincadeira começou no Twitter, quando ele fez um versículo em que ironizava o ator Bruno de Lucca. "Foi bastante retuitado e vi que tinha potencial. Aí criei esse Tumblr, que já tem mais de 300 postagens, feitas por mim e mais cerca de 50 colaboradores."

A dificuldade, diz o jornalista e pesquisador em religião contemporânea pelo King´s College de Londres, é adaptar termos contemporâneos para a linguagem dos profetas. Postar no Twitter, por exemplo, vira escreveu na pedra do tuinto. Outras são mais fáceis, como papel, que vira papiro, homem, que vira varão, e jornalista, que vira escriba.

Além disso, Butter, que é judeu e sempre estudou as escrituras sagradas, criou também gentílicos para se referir às regiões do Brasil na linguagem bíblica. Os brasileiros são os tropiqueus; paranaense, paraneu; mato-grossense, pantaneu; paulista é o itaquerita. Para os cariocas, criou duas designações: os ipanemitas, da zona sul, e os tijuqueus, para a zona norte.

"Primeiro comecei com os perfis das pessoas, depois fui pegando fatos curiosos que são divulgados na mídia e os adaptei. No começo pensei em pegar as passagens bíblicas e apenas trocar os personagens, mas ia ficar óbvio e sem graça. Percebi que a sátira é mais engraçada."

Mesmo assim, alguns versículos não escapam das histórias narradas na Bíblia. É o caso de Ângela Bismarck, que na página se torna uma versão moderna da mulher de Ló, que no Velho Testamento foi transformada em uma estátua de sal.

"Os anjos vieram a Ângela, de Bismarque, e disseram: 'Escapa-te do Lebolon por tua vida. Leva teu marido e caminha para além da Serra de Petrópolis, sem olhar para trás de ti'. Mas Ângela olhou para trás e foi convertida numa estátua de silicone. E os anjos disseram ao Senhor: 'Talvez o marido devesse ser julgado por má prática médica'."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos