"Aprendi a dar valor a muitas coisas", diz ator um dia após deixar prisão

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/TV Globo

    Um dia após ser liberado da prisão, o ator Vinícius Romão fala sobre a experiência no "Encontro com Fátima Bernardes"

    Um dia após ser liberado da prisão, o ator Vinícius Romão fala sobre a experiência no "Encontro com Fátima Bernardes"

O ator Vinícius Romão, que ficou detido por 17 dias após ser injustamente acusado de roubo, disse em entrevista ao programa "Encontro com Fátima Bernardes" desta quinta-feira (27) que não conseguiu dormir em sua primeira noite em casa. Ele foi liberado da prisão na tarde da última quarta. "Não consegui dormir, meus amigos estavam lá em casa comigo me mostrando vídeos do que aconteceu", contou ele.

Vinícius afirmou que tirou lições valiosas da experiência. "Com certeza, aprendi a dar valor a muitas coisas que, às vezes, a gente não da importância, como abrir a geladeira e beber uma água, ir ao banheiro e lavar as mãos com um sabonete. E o que meus amigos e meu pai fizeram por mim não tem preço. Eles sempre arrumaram um tempo para poder dar atenção, o que foi sensacional".

  • Gabriel de Paiva/ Agência O Globo

    O ator Vinicius Romão deixou a Casa de Detenção Patrícia Acioli, em São Gonçalo

Citando o livro "Pollyanna", o ator declarou ainda que tem visto o lado bom de sua detenção. "No livro 'Poliana', ela tira uma lição boa de todas as coisas da vida dela. A lição boa que eu tirei é de ter força e me unir mais ao meu pai. Também vi os amigos maravilhosos que tenho. Estou em paz".

No "Encontro", Vinícius pôde falar pela primeira vez com a copeira Dalva Maria da Costa Dantas, que o acusou. Dalva participou do programa por meio de uma ligação telefônica e, emocionada, chorou ao falar do erro que cometeu. Relembrando a noite do crime, ela disse que ficou nervosa após o crime e que saiu acompanhada de um policial para procurar pelo suspeito.

"Eu estou dando glória a Deus que ele foi solto. Estou comemorando. No momento em que aconteceu o fato, eu fiquei nervosa, era um local escuro. Fui andando no viaduto com o policial e quem passou na hora errada foi o Vinicius. Eu tenho problema de vista, estava sem os óculos porque o ladrão tinha levado a minha bolsa. Ele parecia muito, infelizmente. Ele era muito idêntico ao suspeito", afirmou Dalva.

A mulher então pediu perdão ao ator. "Em primeiro lugar, quero pedir perdão. Estou pedindo ao Espírito Santo para tirar toda mágoa, toda tristeza e toda depressão do seu coração. E dizer que Deus é fiel e que estou aqui reconhecendo o meu erro. Eu sou mãe de dois filhos, fiquei abalada", disse ela. O ator então respondeu e afirmou que não guarda rancor: "Dona Dalva, não guardo rancor da senhora, espero que deus ilumine sua vida e você siga o seu caminho".

Condições na prisão

Detido na Casa de Detenção Patricia Acioli, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio, Vinicius disse que se sentiu "desmoralizado" por ter sido obrigado a raspar o cabelo quando chegou à instituição. "Me senti desmoralizado, porque eu sempre gostei de ter meu cabelo grande. Gosto de estar com meu cabelo black power, de ter meu estilo próprio. Meu cabelo dizia muito de quem eu era", contou ele, que definiu a falta de higiene como o maior problema da prisão, em que dividiu uma cela com mais 14 detentos.

O ator ainda lembrou que, na hora em que foi detido, teve o cuidado de não reagir. "Eu não esbocei nenhuma reação, porque se eu corresse ou confrontasse e ocorresse alguma violência, talvez não estaria aqui hoje, relatando o que aconteceu. Fiquei desesperado, mas sabia que não havia sido eu", afirmou, acrescentando que só conseguiu falar com seu pai no dia seguinte ao ocorrido.

Com pouco contato com o mundo exterior, Vinicius só soube que seu caso estava ganhando repercussão na mídia na última segunda-feira: "Eu não tinha noção de nada. Fiquei sabendo só na segunda-feira que meus amigos estavam lá e a mídia começou a divulgar a notícia. Os policias falavam para mim que eu estava na televisão".

Entenda o caso

Vinícius Romão foi acusado de supostamente ter roubado e agredido a copeira Dalva Maria da Costa Dantas no último dia 10, no Méier, zona norte carioca. O caso foi registrado na 25ª DP, no Engenho Novo e o ator foi encaminhado para a Casa de Detenção Patricia Acioli.

Mais tarde, em novo depoimento, Dalva afirmou que não tinha certeza quanto ao seu primeiro depoimento, o que levou o Tribunal de Justiça do Rio a expedir um alvará de soltura nesta semana.

"Ele já está com liberdade provisória concedida. O juiz acatou o pedido da defesa e, assim que o oficial de Justiça chegar, o Vinicius será solto", explicou Rubens Nogueira Abreu. O advogado afirmou que, por enquanto, Romão terá que obedecer leis sobre o status de liberdade provisória, mas depois do Carnaval ele será absolvido sumariamente.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos