"Eu ia morrer antes dos 40", revela André Marques após perder 53 kg
Do UOL, no Rio
Durante a entrevista exibida no "Fantástico", na noite deste domingo (9), André Marques contou detalhes de sua nova rotina após realizar a cirurgia de redução do estômago. Com 53 quilos a menos, o apresentador voltou a ter hábitos que tinha excluído do seu dia a dia. "Cara, tem várias coisas com que gordo sofre. Amarrar cadarço é uma missão. Sério. Deixava todos os sapatos amarrados, deixava sem cadarço. Eu amo animal e não aguentava mais brincar com os meus cachorros", desabafou.
André Marques teve que enfrentar diversos problemas de saúde com o excesso de peso: "Eu estava diabético. Eu fumava quase quatro maços de cigarro por dia. Minha vida era bem sedentária. Não fazia exercício nenhum. Meu médico disse que com o tamanho que meu fígado estava, eu não passava dos 40. Eu tenho 34, né? Eu ia morrer antes do 40".
A decisão de realizar a cirurgia veio depois de o apresentador tentar perder peso de várias maneiras. "Eu fiz todos os métodos possíveis e imagináveis. Fiz tratamento com ortomolecular, nutricionista e várias dietas. Tentei academia. Já tinha tomado todos os remédios e nada funcionou. Eu me sentia um derrotado. Conversando com a minha psicóloga, vi que não era. Eu ia ser derrotado se continuasse naquela vida", explicou.
André começou a se incomodar com a obesidade quando seus fãs passaram a falar da preocupação que tinham com a saúde dele. Aos olhos do apresentador, o seu excesso de peso era bem menor do que as pessoas viam.
"Eu tinha 14 anos quando entrei na Globo. As pessoas me viram crescer e engordar. Tem senhoras que falavam: 'Você vai morrer, você tem que emagrecer, meu netinho'. Isso é uma coisa que mexeu comigo. Eu, como gordo, me perguntava. Passava um gordo, eu falava: 'Estou do tamanho desse gordo? Tá quase. Mentira, tô muito gordo, cara, não tô acreditando'. Porque eu me sentia gordinho. Eu não me sentia com 155, 160 quilos", relatou.
Uma das situações mais constrangedoras para o apresentador foi quando ele foi a um parque de diversões em Orlando, na Flórida, nos Estados Unidos, e ficou entalado no carrinho da montanha-russa: "Eu adoro brinquedos radicais e tive que ficar sem respirar para caber no cinto de segurança da montanha-russa. Foi horrível aquilo. Eu me senti desconfortável e não consegui me divertir".
Quatro meses depois de ser operado, André Marques exibe orgulhoso a nova silhueta. Empolgado, o ator disse que voltou ao parque de diversões nos EUA só para ter o prazer de andar confortavelmente no brinquedo em que ficou entalado; e usará suas antigas calças como lona de paraquedas.
"De 160 quilos eu passei a pesar 107. Mas ainda quero chegar aos 90. Já sinto muita diferença. Eu quero ficar bem, o meu objetivo é esse. Eu voltei a ter vaidade. A parte ruim é que tem que gastar o dinheiro com roupa. Estou vestindo quatro números a menos. Foi muito bom voltar em Orlando e ver o cinto fechar com folga", se divertiu.