Em meio a dramas pessoais, Xuxa chega aos 51 anos longe do trono de rainha

Renato Damião

Do UOL, no Rio

Rainha das manhãs na década de 90, a apresentadora Xuxa chega nesta quinta-feira (27) aos 51 anos longe da televisão, veículo que a consagrou. Idolatrada pelos seus baixinhos, Xuxa, que foi líder de audiência nos idos tempos do "Xou da Xuxa", viu os números despencarem ao longo das décadas e se despediu em janeiro do "TV Xuxa", programa vespertino que ia ao ar aos sábados na Globo.

Em sua despedida, Xuxa agradeceu o apoio dos fãs e revelou que "está saindo" do ar para se cuidar. Xuxa sofre de sesamoidite, uma inflamação no pé que a tem obrigado a usar bota ortopédica. Segundo ela, o problema foi agravado pelos longos anos usando botas, acessório que se tornou sua marca registrada.

Além disso, a apresentadora também tem enfrentado um drama familiar com a luta de sua mãe, Alda, contra os efeitos da doença de Parkinson. Neste ano, Xuxa precisou antecipar a volta ao Brasil - ela estava de férias dos Estados Unidos com o namorado, Junno - por causa da internação da mãe. A artista acompanhou a mãe durante mais de um mês em um hospital do Rio, onde Alda ficou internada.

"Obrigada por rezarem pela minha Aldinha, sabia que podia contar com vocês", escreveu Xuxa em sua página do Facebook. Por outro lado, a vida amorosa de Xuxa parece ter se resolvido.

Sem assumir nenhum relacionamento sério desde que colocou ponto final, em 2009, ao namoro de idas e vindas com Luciano Szafir, pai de sua filha, Sasha, Xuxa, em 2013, iniciou namoro com o cantor e ator Junno Andrade. Nas redes socias, a apresentadora chegou a criar a expresão "junnar" para se referir aos momentos que passa com o amado.

A casa onde morava e chamada de "Mansão Rosa", espécie de "Neverland" brasileira, também foi deixada de lado já há alguns anos, desde que Xuxa preferiu proporcionar uma vida social mais próxima do normal à filha. Sasha, que chegou aos 15 anos, é outro capítulo importante na vida da apresentadora. Cada vez mais ligada ao vôlei (ela defende o time do Flamengo), a "princesinha do Brasil" tem tudo para abdicar do trono.

A menina, que na infância chegou a estrelar o sucesso de vendas "Xuxa Só Para Baixinhos", hoje em dia vive uma vida longe dos holofotes. Sasha pouco é fotografada com a mãe, nos raros momentos de estrelato aparece passeando no shopping acompanhada do pai ou treinando nas praias do Rio. Em eventos badalados, a adolescente prefere ocupar plateias e pistas, desdenhando o selo VIP dos camarotes.

Boatos - já desmentidos - chegaram a dizer que Sasha iria morar com Luciano nos Estados Unidos. Xuxa também teria pensado em passar uma temporada fora, mas as especulações findaram. "Tenho tantos planos aqui no meu país: novo programa, minha casa, a fundação...", chegou a comentar Xuxa.

Mesmo afastada da televisão, Xuxa não perdeu seu poder. Recentemente ela foi homenageada pelo LIDE - Grupo de Líderes Empresariais, com almoço em São Paulo, e sua Fundação Xuxa Meneghel já soma 24 anos.

Agora resta saber se o ano sabático servirá para a rainha dos baixinhos recuperar seu trono ou buscar novos tronos. Angélica e Eliana, apresentadoras que sempre precisaram lidar com as comparações a Xuxa, são exemplos de amadurecimento profissional.

Ainda que flertem com o público jovem, ambas se fixaram nas grades da Globo e do SBT, respectivamente, com programas adultos. Com a morte de Hebe, muito se cogitou se Xuxa enfim não cederia sua antiga nave por um belo sofá que acomodasse os artistas da Globo (casting dos sonhos para qualquer apresentador). Se a profecia se concretizar, quem sabe um novo reinado não está por vir?

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos