André Marques diz que teve medo de perder a visão por causa da obesidade

Do UOL, no Rio

Com 57 quilos a menos depois de ser submetido a uma gastroplastia, o apresentador André Marques, de 34 anos, contou que passou por alguns sustos antes de decidir fazer a cirurgia.

"Na verdade, achei que a cirurgia era muito mais complicada do que na verdade é. Tive alguns sustos, mas sempre fui metido a valente. Um dia estava na obra da loja [ele tem uma boutique de carnes no Rio] e comecei a enxergar muito embaçado. Liguei para o meu médico e ele disse: 'fura o dedinho e vê o açúcar'. Estava com 380 de glicemia [nível de glicose no sangue]. Pensei: 'deve ser porque estou estressado'. Você sabe do seu problema, mas mascara, pensa: 'vou resolver, depois eu faço'. E o médico falou: 'olha, cara, fica cego'", lembrou ele no "Mais Você" desta segunda (31).

O apresentador do "SuperStar", que estreia no próximo domingo (6), conversou com Ana Maria Braga, que mostrou a visita da repórter Talitha Morete à casa de André. Lá, ele falou sobre seus novos hábitos alimentares e abriu sua geladeira e sua despensa. O apresentador afirmou que passou a comer tudo em quantidade reduzida. "Também parei de fumar. Estou dando valor ao sabor das coisas. A cirurgia te obriga a se reeducar. Antes, quando ia a um restaurante a quilo meu prato dava 900 g ou 1,1 kg. Hoje como 300 g e me sinto satisfeito", contou ele, que pesava 157 quilos.

André contou que chegou a usar calças jeans manequim 54, o que fez com que perdesse todo o guarda-roupa. Apenas os óculos e os sapatos continuaram os mesmos, apesar de seus pés também terem desinchado. Embora esteja cada dia mais magro, ele afirmou que só vai se pesar novamente quando completar seis meses de cirurgia. "1 g para gordo é igual a 100 reais para quem está duro", brincou.

Ele afirmou que pesquisou muito sobre a gastroplastia antes de decidir pela cirurgia. "Sou medroso. Ouvi muita gente dizer: 'me arrependo de não ter me dedicado nos seis primeiros meses depois da cirurgia'. É um método eficaz, mas drástico. Vi que 30% das pessoas voltam a engordar. Alguns vão para o alcoolismo, a depressão, bebem sorvete, chupam lata de leite condensado", disse.

André comentou que muitos têm dito que ele ficou mais sério depois da operação. Mas ele garantiu que não. "Fazia mais gracinha do que o normal para não chamar atenção para o meu peso. Agora estou tentando cuidar da minha saúde. Estou mais sério porque estou me adaptando. Se estivesse aqui hoje antes da cirurgia, de 30 a 40% das minhas brincadeiras iam ser associados ao meu peso. Vira uma fuga. Para você não ser zoado, você já se zoa. O Hassum, por exemplo, já apareceu obeso na TV. As pessoas não me conheceram assim. Em julho, faz 20 anos que estou na Globo. Recebia cartas de senhorinhas pedindo para eu me cuidar porque tinham medo de me ver morrer", lembrou.

O apresentador contou que muita gente o criticou dizendo que com cirurgia é fácil emagrecer. No entanto, ele afirmou que só optou pelo método porque já havia tentado de tudo antes. "Spa, esparadrapo, fiz lipo. Obesidade é doença. É mentira quem diz que é feliz gordinho", argumentou ele, revelando que o sexo melhorou após a operação. "O sexo? Não posso falar nesse horário. Parece que estou com 20 anos".

André afirmou que não faz apologia à cirurgia, mas contou ser a favor de a pessoa acima do peso procurar ajuda. "Não pode ter vergonha de pedir ajuda. Tem que tentar se ajudar. Tentei vários caminhos. Ninguém é gordo porque quer. A direção da Globo conversava comigo. Todo mundo quer te ajudar. Eu vi que precisava de ajuda, eu sou doente", disse.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos