"Quem disse que as pessoas têm que expor sua sexualidade?", diz Winits

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

Um galã, no auge de sua carreira, é proibido por sua agente de revelar sua homossexualidade para que não perca papéis importantes. Essa história comum no meio artístico é contada pelos atores Danielle Winits, Júlio Rocha e Rainer Cadete, num teatro no Rio de Janeiro, a partir desta sexta (25).

Para interpretar a agente durona, Winits conta que se inspirou em histórias que ouviu ao longo de seus 20 anos de vida artística, e para ela a decisão de sair ou não do armário deve ser respeitada. "Quem disse que as pessoas têm que expor sua sexualidade? Cada um tem que ter sua vontade aceita", diz.

Aos 40 anos, a atriz se diz mais madura para encarar as dificuldades da superexposição. "Já paguei um preço bem alto pela fama com a especulação sem propósito, sem fundamento, sem propriedade. É um preço bem salgado. Chega uma hora que isso cessa e o respeito entra em cena. Já sofri com especulações, já entrei com processos com inverdades e ganhei. Tem um momento que você passa a lidar melhor com isso", afirmou.

Júlio Rocha, 34, que faz o galã gay na peça, acha que quem se expõe pode colher reações positivas, mas é a favor da liberdade das pessoas. " Quantas pessoas gostariam de viver um grande amor aos 18 anos? De ter casado um homem com outro homem ou uma mulher com outra mulher e, às vezes, passam uma vida inteira enganando os outros e a si mesmos? Isso acontece muito. Sou a favor que as pessoas sejam livres, que elas possam amar quem elas queiram amar".

Rainer Cadete é Alex, um garoto de programa que se apaixona por Mateus, e os dois desejam viver essa história de amor. Na peça, Rainer e Júlio se beijam e se despem mostrando seus corpos definidos com malhação e alimentação saudável. "Foi um ótimo pretexto para eu ficar sarado, entrei na academia, fui para a nutricionista. Agora como salada, peito de frango, queijo cottage, peito de peru.  Acho muito interessante mudar para o personagem, estou fazendo sucesso com esse abdômen", revela o ator de 26 anos.

"O Cachorro Riu Melhor" , com texto de Douglas Carter Beane, tem direção de Cininha de Paula e adaptação de Miguel Falabella e Artur Xexéo.  A comédia está em cartaz no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro, de quinta a domingo até o dia 27 de julho.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos