William e Kate encerram viagem pela Austrália

Do UOL, em São Paulo

O príncipe William e sua mulher Kate Middleton, junto com o filho George, encerraram nesta sexta-feira (25) a visita à Austrália.   

O casal real precisou consolar o príncipe George que chorava no colo da mãe enquanto eles embarcavam no avião que os levou de volta para o Reino Unido.   

O primeiro-ministro australiano, Tony Addott, se despediu do casal no aeroporto da capital. "A viagem na Nova Zelândia e na Austrália foi uma experiência incrível para o Duque e a Duquesa", declarou um porta-voz do Palácio de Kensington.   

"Foram envolvidos em uma recepção extraordinária", afirmou o porta-voz.   

Na viagem de 19 dias, o casal real visitou a Nova Zelândia e a Austrália. Esta foi a primeira viagem ao exterior de William e Kate junto com o filho de 9 meses, completados esta semana.  

Último dia

Em seu último dia na Austrália, William e Kate se uniram às milhares de pessoas que celebraram o chamado "Anzac Day" (Australian and New Zealand Corps), quase um século depois da batalha de Gallipoli de 25 de abril de 1915, na qual pela primeira vez combateram juntos os exércitos destes dois países, somando-se de maneira corajosa aos aliados da Primeira Guerra Mundial, entre eles a Grã-Bretanha.

"Digo que para nós é uma grande honra que compareçam a esta cerimônia", declarou aos duques de Cambridge o diretor do Australian War Memorial, Brendan Nelson.

O primeiro-ministro australiano falou na cerimônia, por sua vez, da relação entre o Reino Unido e sua antiga colônia Austrália.

"Há tempos deixamos de considerar a Grã-Bretanha como uma pátria-mãe, mas continuamos sendo uma família", afirmou.

"Sua presença, Senhor, nos lembra de todos os nossos camaradas de armas. Estes são vínculos que nos unem e que não podemos esquecer", acrescentou.

Mais de 10.000 australianos e neozelandeses perderam a vida nesta batalha.

*Com informações das agências Ansa e AFP
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos