Bruna Lombardi diz que quis mostrar atitude em vídeo por economia de água

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Facebook

    Bruna Lombardi gravou vídeo tomando banho para conscientizar sobre o consumo de água

    Bruna Lombardi gravou vídeo tomando banho para conscientizar sobre o consumo de água

Bruna Lombardi divulgou nesta sexta-feira (2) um vídeo caseiro no qual convoca os espectadores a reduzirem o consumo de água. Na produção, ela aparece tomando banho com um balde para armazenar água e fechando a torneira enquanto se ensaboa e lava uma calcinha. Em meio a uma crise de abastecimento de água na cidade de São Paulo – o sistema Cantareira, responsável por cerca de metade dela, opera com pouco mais de 10% de sua capacidade total – a artista quis passar uma mensagem em favor do consumo consciente dos recursos naturais.

"Nós temos em São Paulo uma situação emergencial mesmo", disse Bruna em entrevista ao UOL. "Nós estamos com a maior seca do século. A água é um recurso natural finito e a gente trata como se fosse um recuso infinito, assim como todos os recursos ambientais. Pela maneira predatória que a gente usa, até pela fartura que o Brasil sempre teve, daqui a pouco vamos ter fila para água, vamos ter rodízio, vamos ter sintomas de uma enorme gravidade. Então pensei em fazer um vídeo meu, caseiro, com certo humor, para que as pessoas que se preocupam e querem se informar, possam compartilhar".

Em nenhum momento a atriz teve medo de se expor com o vídeo, gravado em sua casa e com o apoio do marido, o ator e cineasta Carlos Alberto Riccelli. "Eu quis fazer uma coisa sincera. Assim como mostro minha intimidade, mostro um balde, mostro atitude. A gente não tem que ter vergonha de economizar. A gente tem que pensar no todo. A gente tem água em casa, mas a zona norte não terá. Se eu economizar na minha área, eu vou ajudar a zona norte a ter água", exemplificou.


Recebendo muitos comentários elogiosos em sua página oficial no Facebook, na qual o vídeo foi divulgado, a artista ainda não conseguiu ver o que os fãs estão falando, mas espera que o vídeo seja compartilhado e que possa fazer a diferença. "Eu não vi nada, nem o vídeo postado. Eu gostaria que fosse mesmo compartilhado e que as pessoas fizessem a sua parte. Uma das frases do vídeo é 'de gota em gota a gente faz a diferença' e eu acredito mesmo nisso. A gente se mobiliza muito pouco por achar que é pequeno e que as coisas são grandes. Mas eu sou daquelas que acredita que o oceano é feito de bilhões de gotas. Acredito no poder individual e acredito nas pessoas de verdade, de coração".

Para o futuro, Bruna planeja novas ações que ajudem a conscientizar o público sobre as causas ambientais – mas ressalta que não é líder de um movimento. "Vou criar uma serie de ações no meu Facebook. Falar 'não lava a calçada, varre'. Se cada um fizesse sua parte, já faz muita diferença. Nesse mundo em que os valores estão distorcidos, tudo contribui e eu não estou sozinha. E eu não sou importante, não sou a líder, nada disso. Sou uma pessoa que colabora".

Ativista de causas ambientais há vários anos, Bruna recebeu no último dia 7 de abril a Medalha Anchieta em São Paulo por sua contribuição na promoção da cidadania e disse que irá abordar o tema da sustentabilidade no filme "Amor em Sampa", que deve ser lançado após a Copa do Mundo e conta com roteiro dela e direção de Carlos Alberto. "Acho que a gente troca muito nossa posição confortável de ator por uma posição de trabalhar por um mundo melhor, por uma cidade melhor. Recentemente, recebi a Medalha Anchieta e acho que isso me deu mais responsabilidade, porque tem gente olhando o meu trabalho. A tese do nosso próximo filme é: Como você pode ser mais feliz? Como sua tribo pode ser mais feliz? Seu bairro? Sua cidade? E a felicidade vem de uma coisa do planeta, que é a abundância. Mas a gente a usa muito mal, sem a menor preocupação sustentável. Aí ela vai acabar e a felicidade vai acabar junto".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos