Jean Wyllys lança livro e lamenta momento conservador do jornalismo

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

  • Ana Cora Lima/UOL

    O deputado federal Jean Wyllys autografa seu livro "Tempo Bom, Tempo Ruim"

    O deputado federal Jean Wyllys autografa seu livro "Tempo Bom, Tempo Ruim"

O deputado federal Jean Wyllys recebeu amigos e admiradores durante o lançamento de seu livro "Tempo Bom, Tempo Ruim", no Leblon, no Rio de Janeiro. A obra aborda questões que vão desde as manifestações populares de junho de 2013 até a homofobia e o racismo no futebol, passando legalização da maconha e o impacto das tecnologias da comunicação.

Na obra, Jean, de 40 anos, também fala sobre sua trajetória e conta sobre as lutas que trava na política. O deputado e vencedor do "Big Brother Brasil 5" contou que recebeu o convite para escrever seu quarto livro do selo Paralela e da editora Companhia das Letras.

"É um livro sobre a extensão literária da minha atuação politica, voltado para essa nova geração que me segue nas redes sociais e que não tinha acesso ao livro. Peguei uma série de escritos que tinha, de intervenções e falas minhas no plenário. Percebi que para dar o meu recado eu tinha que falar de mim. Eu fiz isso para trazer essa geração", afirmou.

Sobre o título, Jean explicou: "A gente está vivendo um tempo bom de emergência dos novos atos sociais, de organizações através das redes sociais para protestos e exigência de transparência. Mas ao mesmo tempo estamos vivendo um tempo ruim de um retorno de um sentimento recalcado, do linchamento, de mediar um conflito pela violência. Quando você se mete numa confusão no trânsito, ao invés de conversar, chamar as autoridades, não, você saca a arma e dá um tiro. As pessoas acham que a Justiça faliu e vai lá e lincha a pessoa. Esses tempos são retrocesso", concluiu.

Jornalismo cheio de controvérsias

Jean Wyllys também falou sobre o jornalismo brasileiro e acredita que a imprensa está conservadora e cheia de controvérsias. "O caso emblemático foi esse da [Rachel] Sheherazade [que durante opinião emitida no SBT Brasil chegou a concordar em fazer Justiça com as próprias mãos], mas o [José Luiz] Datena já fazia isso. Em cada capital tem um representante desse epiteto de que bandido bom é bandido morto e que pratica esse jornalismo que sucateia as instituições democráticas, que julga as pessoas e que tira delas o direito de defesa. Eu lamento", desabafou o deputado.

Entre os amigos que foram prestigiar Jean Wyllys estão o vereador do Rio de Janeiro Eliomar Coelho e os deputados federal Chico Alencar e Marcelo Freixo (todos do Psol), além da cantora Rita Ribeiro.

Jean é o maior representante do movimento LGBT no Congresso Nacional. Muitos casais gays também marcaram presença no lançamento do livro. "Muitos meninos e meninas estão aqui, mas também me surpreendeu a quantidade de héteros. Esse lançamento seria praticamente uma parada do orgulho gay porque eu sou representante da comunidade, mas não foi isso. Todo o tipo de pessoa me acompanha porque estão interessadas em uma defesa mais ampla de direitos humanos", declarou.

Além de "Tempo Bom, Tempo Ruim", o deputado federal já publicou as obras "Aflitos", "Ainda Lembro" e "Tudo ao Mesmo Tempo Agora".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos