Após protesto de Rihanna, fundador do Instagram defende censura de mamilos

Do UOL, em São Paulo*

  • Reprodução/Instagram

    Rihanna divulgou em seu Instagram a foto de capa que faz para a revista francesa "Lui". Na imagem, a cantora aparece de tranças e fazendo topless

    Rihanna divulgou em seu Instagram a foto de capa que faz para a revista francesa "Lui". Na imagem, a cantora aparece de tranças e fazendo topless

Em entrevista à BBC, o cofundador do Instagram Kevin Systrom disse que as regras do aplicativo sobre nudez são "justas" e iguais para anônimos e celebridades. A empresa tem enfrentado críticas depois de remover fotos de mulheres com mamilos à mostra, como da cantora Rihanna e de Scout Willis, a filha do Bruce Willis e da Demi Moore.

Systrom disse à BBC que as normas do Instagram tinham o objetivo de torná-lo "o mais seguro possível para adolescentes e adultos".
Os termos de uso do Instagram estabelecem que "você não pode publicar fotos violentas, de nu total ou parcial ou sexualmente sugestivas", destaca ele.

Seus comentários foram feitos depois que Scout Willis, a filha do Bruce Willis e da Demi Moore, protestou contra a remoção de uma de suas fotografias do Instagram.

Scout, de 22 anos, desencadeou um debate sobre padrões da Internet depois de publicar fotos de si mesma com os seios expostos em Nova York em sua conta no Twitter na última terça-feira, angariando o apoio de pessoas como a cantora pop Rihanna.

Reprodução/Twitter
Scout Willis, filha de Bruce Willis e Demi Moore, divulgou por meio do seu Twitter imagens onde aparece caminhando por Nova York com os seios desnudos

Ela disse ter se inspirado a confrontar a política do Instagram depois que as fotos de topless que Rihanna publicou de si mesma no Instagram foram retiradas da rede no mês passado.

"Trata-se de ajudar as mulheres a se sentir com poder de fazer escolhas pessoais a respeito dos seus corpos não ditadas pelo que a sociedade diz ser decente", escreveu Scout no Twitter, que permite fotos de nudez.

Scout, que publicou a foto topless com a hashtag #FreeTheNipple (liberte o mamilo), disse que sua conta do Instagram foi suspensa depois que ela publicou fotos de nus "artísticos" e "de bom gosto".

A cantora Rihanna - que no mês passado fechou sua conta no Instagram após ser censurada por postar fotos nua - tuitou seu apoio ao protesto.

A polêmica com Rihanna começou quando ela publicou a capa da revista "Lui", com os seios à mostra. Após ter a conta removida, ela publicou uma foto irônica, com a legenda "como seria a próxima capa de revista de Rihanna se dependesse do Instagram". Na imagem ela aparece com um terninho e cabelo chanel.

Mesmas regras
Falando exclusivamente à BBC, Kevin Systrom disse que as regras eram as mesmas para celebridades e usuários comuns.

"Nosso objetivo é realmente ter certeza de que o Instagram, seja [a conta de] uma celebridade ou não, é um lugar seguro e que o conteúdo que é postado é apropriado para adolescentes e adultos", disse ele.

"Precisamos ter algumas regras para nos certificarmos de que todos podem usá-lo."

À medida que cresce em popularidade, o Instagram tem enfrentado crescente escrutínio do tipo de fotos postadas na rede social.
A empresa já havia bloqueado certos termos de busca relacionados, supostamente, com a venda de drogas ilegais através do aplicativo.
Systrom reconheceu que é cada vez mais desafiador aplicar as regras. "Sabemos disso e estamos em cima com tecnologia e pessoas".

*Reportagem de Jonathan Blake.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos